quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pampu Njiila...a dualidade de ESÚ








Adualidade a respeito do orixá Exú se estende mais uma vez quando o assunto é Pomba Gira. Portanto, palavra "pombagira" na verdade e uma pronuncia "abrasileirada" da lingua bantu africana pombogira Pampu Nijila que por ser uma porçao mais feminina do mesmo exu africano se confindiu com a entidade feminina de exu na umbanda. Mas não são as mesma divindade.
Pampu Njiila, para a maioria do "Povo do Santo",é a porção feminina do Exú, que  não deixa de ser uma divindade masculina, pelo contrário, Exú é o mais viril dos Orixas. Pampu Njiila é uma divindade Bantu, está ligada diretamente aos caminhos, estradas, fronteiras, ruas, vielas, becos, encruzilhadas, atalhos, subidas, descidas, enfim... essa Divindade está em todos os movimentos de ligação de ir e vir, de mudanças, novos rumos, recomeços e etc...
É o Senhor dos Caminos (Ngana Pambu Njila), tendo muita importância nos rumos que escolhemos para nossas vidas. Na língua KIMBUNDU, a palavra PAMBU, tem o significado de encruzilhada, atalho, fronteira e a palavra NJILA, significa caminho, estrada.Ele é o intermediário é quem faz a ligação entre os seres humanos e os outras Divindades de nossas nações religiosas. É igual ao Exú Onãm do Kêtu. Essa Divindade masculina, atua na musculatura, no tônus muscular, na potência e vigor do físico; E também no psicológico,sentimental  de cada ser humano. Pampu Njiila, por se tratar de uma das "faces" do orixá Exú, também não incorpora em seus filhos. 
Postado por MarcelinhO D'Xangô

QUALIDADES DE OSSAIYN,O SENHOR DAS FOLHAS...



QUALIDADES DE OSSAIYN,O SENHOR DAS FOLHAS

apesar de existirem diversas qualidades de ossaim, são raros os seus filhos. porém, em um terreiro de candomblé só pode haver um omo ossanym ( iniciado em ossanha), embora possa nesse mesmo terreiro, sem problema algum, ter vários abians (não iniciados) cujo orixá principal seja ossaim.

ossaim é sempre acompanhado do exú sasanejì, seu princípal escravo, e do encantado aroni, cujo característica, tanto desto quanto daquele passamos a descrever como:

exú sasanejì : tem uma perna só e um olho coberto com uma folha, no seu assentamento usa-se ervas, frutas e raízes masseradas, vinho moscatel, azeite doce e mel.

aroni: é um anão (tipo um duende), usa um gorro vermelho enfeitado com búzios, um cachimbo  e pula numa perna só. a base de seu assentamento é algodão, suas bebidas preferenciais são: aluá, água de coco com uma pitada de sal,  come somente animais de 2 patas, mel fumo em rolo.

obs: sempre que assentar ossaim, deve-se fazer o seu exú sasanejì e seu encantado servo aroni.
 Pois é aroni quem intui o babalorixá na combinação das folhas. e sempre  que o babalossanyn for colher as folhas na mata fechada, deve sempre despachar exú sasanejì e exú da mata.


As Qualidades de Ossaiyn são:

ossaim miró – grande conhecedor das folhas sagradas, veste-se de verde escuro com verde claro. tem fundamento com o tempo. é assentado em um vaso de barro cru ou com tabatinga ( angola), carrega o peregum (folha de ossaim), come acacá vermelho.

ossaim birigã – tem fundamento com oxossi. traz na cabeça uma pluma branca de ema, num torso. veste verde claro com rosa, ou verde e branco. seu igbá possui um par de pequenos chifres.

ossaim atulá – tem fundamento com oxalufã. é um orixá do efum (branco) por isso veste branco, conhecido como “ossaim do sol”, pois só come de dia.

ossaim aroni – é o mais velho, tem fundamento com iansã. veste-se de verde escuro com rajadas vermelhas. é o guardião da floresta da morte.

ossaim modun – feiticeiro, é quem conhece todas as magias da cura e da morte, ligado à nanã e omulú.

ossaim agué – usa roupas e contas rosa rajadas com verde, tem ligação com oyá e oxumerá.

ossaim mokossu – velho, vive escondido na mata, fume e bebe em demasia. tem fundamento com exú.

ossaim gayaku – é novo, muito ágil, só vive na cuma das árvores. nunca aparece em lugares habitados. come com oxossi, e aparece na roda do padÈ (ato de despachar exú).

agbènigi – velho e feiticeiro, dono do pássaro sagrado, é o único que se aproxima de yamì ossoronga (mãe da fertilidade, o poder feminino). dono absoluto do poder das ervas. come diretamente com exú. no qual muitas vezes é confundido.

OS NOVES ÓRUN DE OYÁ




Assim como Nanã e Obaluaê, Iansã também está ligada ao culto dos mortos, dos Eguns. Porém, ao contrário destes, Oyá não determina a vida ou a morte, sua função limita-se em guiar, conduzir, o espírito desde seu desprendimento do corpo até um dos nove Orùns, de acordo com as orientações e/ou julgamento de Olodumaré.
Para assumir esse “cargo”, Iansã, segundo a mitologia Yoruba, após inúmeras tentativas, convenceu ou conquistou a confiança de Obaluaê, que lhe ensinou a lidar e comandar os Eguns. Porém, Iansã recebeu de Oxossi um Erukerê especial, chamado de Iruexim ou Eruxim, feito de rabo de cavalo, que tem o encantamento de comandar ou se proteger desses espíritos. Assim, Oyá encaminha os espíritos a um dos nove Oruns, que são:
Orun Alààfia: Espaço de muita paz e tranqüilidade, reservado para pessoas de temperamento brando, índole pacífica. Bondosas, pacatas.
Orun Funfun: Espaço para os inocentes, espíritos de crianças, de pureza de sentimentos e intenções.
Orun Bàbá Eni: Espaço para os grandes sacerdotes e sacerdotizas, Babalorixás, Yalorixás, Ogans, Ekedes, enfim, espaço para todos os que possuem tempo e responsabilidade dentro do culto afro.
Orun Afèfé: Local de oportunidades, de correção para os espíritos, possibilidades de reencarnação, volta ao Aye (terra).
Orun Ìsolù  ou Àsàlù: Local de julgamento por Olodumarè para decidir qual dos respectivos Orùns o espírito será conduzido.
Orun Àpáàdì: Reservado para espíritos impossíveis de ser reparados.
Orun Rere: Espaço para aqueles que foram bons durante a vida.
Orun Burukú: Espaço ruim, IBONAN “ Quente como pimenta”. Reservado para as pessoas más.
Orun Marè: Espaço para aqueles que permanecem que tem autoridade absoluta sobre tudo que há no ORUN (céu) e no AYÊ (terra); para os absolutamente perfeitos, os supremos em qualidades e feitos. Reservado à Olodumarè e todos os Orixás e divindades.
A partir desse conhecimento é possível perceber a grande importância que Iansã representa em nossas vidas. Nota-se também, que Oyá é um orixá fundamental para o equilíbrio espiritual, pois é ela quem domina o ERÓ IKU (segredo da morte). Sendo assim, as Oyás do culto GBALÉ ou IGBALÈ, são as que exercem essas características, porém é importante esclarecer que toda IANSÃ possui poder sobre os Eguns (mortos) e Ikú (morte) e que a palavra IGBALÈ significa: - Aquela que varre a terra. Entretanto, as Oyás Igbalè’s, exercem tal domínio como característica essencial.

AGANJU





Aganjú não é um Xangô. Mas foi incluso aos cultos do candomblé, QUE É BRASILEIRO, como uma qualidade de Xangô. Ele é o orixá dos vulcões e montanhas e, é um orixá presente na criação da terra. Orixá da terra inculta, Aganjú é o orixá dos vulcões. O senhor das cavernas, o Barqueiro divino.
Aganjú é um doador de força e da saúde. É o transportador da carga (os ombros e as costas pertencem a ele), é o defensor dos menos favorecidos, oprimidos e escravizados. Aganjú fornece acesso ao desconhecido, as profundezas no qual o mundo foi e é criado, (Okum –“A obscuridade”, o reino de  Olokum). 
Aganjú é o governante que propicia acesso a todas as áreas inexploradas, inacessíveis. Ele, propicia, também, acesso a climas hostis e potencialmente hostis à existência humana, como o deserto, floresta, Ártico, Antártico, a altura das montanhas, grutas, cavernas, abismos, minas e etc. Aganjú pode ser traduzido como: Agan= estéril ; Ju= deserto, ou mais precisamente como local inexplorado, desabitado, desconhecido.
Aganjú se encontra nas profundezas da terra, dos oceanos, nas profundezas do espaço, na energia que ainda não foi explorada, na compreensão da mente e da emoção. Aganjú é o guardião, o canal através do qual, profundidades inexplicáveis das emoções, humanas, são vividas e expressadas. Medos paralisantes são do âmbito de Aganjú, é através dele que aprendemos a suprir nossos medos. Quentes emoções, perigosas, mortal, incontroláveis é Aganjú.
Aganjú tem uma estreita ligação com Oxum. Eles estão ligados de diversos modos: pela emoção, Aganjú é a emoção em sua forma bruta, a profundidade da emoção. Encarnação grosseira, rude. Em quanto Oxum, é a profundidade da emoção e sua forma suave, em sua forma comovente, doce. Amargo e doce. Aganjú explora, supera e vence o rio à cima. Em quanto Oxum, promove o comercio e as relações, pelos mesmos meios. Aganjú supera os obstáculos para ver o que está do outro lado. Oxum, planta a cultura e traz a luz da civilização. Aganjú é o proprietário do rio e o deu para Oxum.
Aganjú é a abertura de novas possibilidades, o inesperado. É, também, todas as riquezas do mundo. Aganjú é o desafio, a luta do impedir, do desejo que leva a superá-los. Aganjú é primordial. O homem do fogo de todos os tipos, o sol e outras estrelas e cometas. Um dos nomes de Aganjú é Iyrawo, que pode ser traduzido como uma estrela. O fogo nas entranhas da terra, geotérmicas, fontes termais. Os vulcões (Oke onine – Montanhas de fogo), são um símbolo importante de Aganjú.
Os mitos descrevem Aganjú como as câmaras de Magma, na crosta interior da terra. De acordo com a criação do mundo, segundo os mitos , Obatalá, o céu, com sua esposa, Oduduwá, a terra; nasceram dois filhos: Aganjú, a terra firme e rochosa, e Iyemanjá, as águas. Da união com Aganjú, Iyemanjá deu a luz a Orungã, o ar, o espaço entre a terra e o céu.
Outro mito o aponta como filho de Sogba, sendo o rei de Ijesà (Ijexá), foi esse orixá que casou com Oxum. No Brasil, Aganjú é, ou Xangô Aganjú, considerado uma qualidade de Xangô, sendo o dono das leis, da escrita, padroeiro dos intelectuais, em contraste com Xangô Agodô ( o mais velho) que é, principalmente, o orixá do equilíbrio e da justiça.
Aganjú, sendo cultuado como qualidade de Xangô, veste-se como o rei, e tem seus fundamentos como o soberano de Oyó, come carneiro. Porém, se cultuado como um orixá independente, Aganjú, possui fundamentos com Ogum, veste-se de Azul com vermelho, come bode castrado, carrega na mão um Oxé e na outra uma espada. Come amalá com gotas de dendê e azeite doce, Ajebô normal. Primeiro se dá comida à Xangô, depois à Ogum. Seu nome provém do Yorùbá Aginjù Solá (Aginjù: deserto - So: voz - Àlá: Cubrir), literalmente "O que cobre o deserto com sua voz".É o cajado de Obbatalá. Confundido em alguns casos com Shangó. Seu culto provém da terra de Arará e Fon.
Seu Otá principal é de forma piramidal e deve de permanecer atado embaixo das águas de um rio por 9 dias.
Sua cor é o vermelho e branco e as 9 cores exceto o negro.
Se saúda: Aganjú Solá Kinigua oggé ibbá eloní!






Obá Aganjú


Obá Aganjú, o sexto alafim ou rei de Oyó. Como Xangô não deixou descendentes diretos, já que seus filhos foram todos mortos graças a sua experiência fatídica que ele mesmo promoveu. Aganjú, filho de Ajaká, subiu ao trono de Oyó sem qualquer tipo de disputa.
O reinado dele se mostrou longo e muito próspero. Ele possuía uma habilidade para domesticar animais selvagens e repteis venenosos, alguns dos quais podiam ser vistos rastejando sobre seu corpo. Ele também possuía em seu palácio um leopardo dócil.
Com um bom gosto apurado, embelezou seu palácio acrescentando praças na parte da frente e de traz, com filas de postes de bronze. Ele que deu o costume de decorar o palácio com tapeçarias.
Perto do fim de seu reinado, travou guerra com um homônimo seu: Aganjú Onisambô. Por recusar-lhe a mão de sua filha Iyayun. Nesta guerra, quatro chefes foram capturados, ao saber, Onisambô, concentiu a mão de Iyayun a Aganjú, à força.
Mas seu reinado foi ofuscado por um grande problema familiar que se transformou em tragédia. Lubegò, seu único filho, foi descoberto mantendo relações ilícitas com Iyayun, por conta disso, muitos príncipes e pessoas comuns perderam a vida. Aganju, enfurecido, sentenciou o filho com a pena máxima, a morte. Após, entristecido, Aganjú morreu, não muito tempo depois, mesmo antes do nascimento de um sucessor para o trono.
Mas Iyayun carregava, em seu ventre, um filho de Lubegò, a única esperança de um sucessor direto para o trono de Oyó. Em consequência disso, eram oferecidos no tumulo de Aganjú, oferendas para que ele deixasse que Iyayun pudesse dar a luz ao herdeiro, e, assim, sua dinastia não acabaria. Aganju, então, assim o fez, permitiu que Iyayun concebesse o filho de Lubegò, seu neto. Sendo assim, a criança foi chamada de Kori, e até ter idade para assumir o trono do Pai/Avô, Iyayun governou o reino como um homem.
                                           
No Brasil, Aganjú é cultuado como uma qualidade de Xangô, mas, segundo esse mito, ele seria seu sobrinho. E assim, mais um rei se torna Orixá, inspirando as multiformes de Deuses da Justiça.
Texto publicado por Pai Wilson da Oxum (Bambawara), através de pesquisas feitas no livro: The History of yorubas – Samuel Johnson; Dicionario Antológico da Cultura Afro-Brasileira – Eduardo Fonseca Junior. 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

INICIADOS AINDA NO VENTRE.....

 

       Iniciados ainda no ventre....

Quando a mãe faz a iniciação grávida,  ela toma banho de 
ervas, come comida ritualística e recebe  o osú e, ao recebê-lo, estará ligada ao 
orixá. Essa energia de axé também vai para a criança que por isso é chamada de 
biaxé, ou seja, a que nasceu do axé, o que nasceu da força do orixá. A mulher
grávida fará obrigações específicas. Tudo o que é feito na cabeça de um iniciado e 
na cabeça de uma mulher grávida que está se iniciando também se faz na barriga 
dessa mulher. “O umbigo seria o ori e receberá o osú e a barriga também será 
pintada” e levará kêle [feito a medida da barriga da  iniciada]. Essa criança já nascerá feita no santo porque foi 
iniciada no ventre da mãe e, quando crescer, completará as obrigações,e em uma dessas obrigações a cabeça será raspada, Contudo, 
 se uma mulher que se prepara para ser iniciada 
estiver grávida, mas não desejar iniciar o filho e não quiser que o filho tenha 
ligação com o candomblé ela será aconselhada pela Mãe-de-santo a não se iniciar 
durante a gravidez porque a criança,  de qualquer forma, terá ligação com a 
religião,sem outra alternativa. Mesmo que a mãe não queira os preceitos exigidos a ela para a criança, somente porque a criança estava no ventre da mãe quando a mesma se iniciou, a criança fica comprometida com o orisá e mais cedo ou mais tarde terá que se iniciar. 
No candomblé tudo é cíclico, começa e recomeça. Por isso dançamos em 
roda. O mais velho vai puxando a roda, mas lá na frente vai o abíyàn, aquele que 
nem é feito ainda, mas sabe que, um dia, encontrará seu lugar na roda. Ainda 
assim, nem ao que tem mais tempo de iniciado é dado o direito de se gabar.  A 
humildade é fundamental. Costumamos dizer que quando ikú (a morte) passa, 
ninguém quer ser o mais velho em nada”,
Tanto para um adulto como para uma criança, o elemento mais precioso do 
terreiro é o “àse”, (força, o poder, energia). Ele realimenta e coloca todo o sistema 
religioso coletivo e a vida individualizada da pessoa em movimento.  O “àse” é 
isso: movimento. Para que o indivíduo receba o “àse”,  ele 
precisa ser iniciado, como vimos, através de rituais para que o “àse” seja 
distribuído, fixado temporariamente redistribuído a outros  seres.  Quem inicia o 
novo membro é Ìyálàse[yalorisá]ou o babalorisá.Mas todos, que são do candomblé terão que ser iniciados,pois o candomblé é uma religão de pessoas iniciadas para o orisá. Sem excessão alguma.

NA BEIRA DO FOGÃO SAGRADO.....


Haveria muitas outras formas de falar da importância da comida no candomblé. Porém, a intençãodesse trabalho é de fornecer algumas receitas dessa culinária maravilhosa, que é o banquete dosOrixás, do qual nós, seres humanos, às vezes temos a honra de compartilhar com eles, pois sãodeuses próximos de nós, que vêm falar com a gente, que dançam entre as pessoas. Talvez seja esseum dos motivos pelos quais nos apaixonamos por eles.
Oferendas para Exu
Akukó ti gaari pupa
Material necessário: UM galo de roça, 1 copo grande de azeite de dendê, 2cebolas grandes, 250 g decamarão seco e sal a gosto.
Modo de preparar
Oferecer o galo para Exu, limpar depenar, depois assa-lo inteiro na brasa, untado com azeite dedendê cebola ralada, camarão e sal, fazer separadamente uma farofa de farinha de mandioca crua eazeite de dendê. Arrumar a farofa numa vasilha de barro colocar o galo em cima da farofa,acompanhado de uma aguardente. E entregar Exu.
Eran ti gaari pupa  Material necessário:
1 alguidar pequeno,500 g.de farinha de mandioca crua,1/2 azeite de dendê, 2 cebolas roxas, 1 bifegrande ,pimenta a gosto,1 l.de cachaça. 1 charuto, sal a gosto e uma caixa de fósforo.
Modo de preparar:
Coloque o dendê em uma frigideira, deixe ficar bem quente e passe o bife somente para ficar mal passado, retire o bife e corte a cebola em rodelas doure no azeite de dendê ponha em cima do bifeaproveite o dendê quente e jogue a pimenta e a farinha mexa para fazer uma farofa.Depois emordem, coloque a farofa dentro do alguidar e ponha o bife com as cebolas pôr cima.Entregue em uma encruzilhada de chão de terra juntamente com uma garra de cachaça aberta e ocharuto aceso.Deixar a caixa de fósforos junto.
Oferendas para Iyami Oxoranga
Adô ti éinMaterial necessário:
Uma cabaça grande que de para ficar apoiada no fundo, 21 ovos. 300 g.Farinha de acaçá, ½ azeitede dendê.
Modo de fazer:
Com a farinha de acaça, fazer em mingau bem ralo (Ékó) deixar esfriar.Cortar a cabaça um pouco acima do meio em forma de panela e limpar.Colocar dentro da cabaça o mingau depois os ovos e sobre os ovos crus o azeite de dendê. Essaoferenda só pode ser feita em locais onde de cultua essa entidade e por pessoas de responsabilidadedentro desse culto do sexo feminino.Essa receita não é para se comer porem não poderia deixar de citá-la por pertencer a uma entidadede grande importância ao culto dos Orixás, pois por ser uma entidade muito especial com elas nãodividimos as comidas. Essa entidade são mães ancestrais muito respeitada no culto feminino, esta para as mulheres como exu esta para os homens ,as quatro principais mais essa é uma outra historiaque ficara para o próximo trabalho, no qual falo sobre o Orixá Oxum.
Oferendas para Ogum
Gaari ti obí    Material necessário:
7 obís ( fruto de origem africana de grande importância no culto Afro Brasileiro encontrado emlocais que vende artigos religiosos.) ,1 quilo de farinha crua de mandioca uma vasilha de barro(alguidar), uma vela de 7 dias,e 1 copo médio de azeite de dendê.
Modo de preparar.
Ralar os obís fazer uma farofa de farinha e dendê, depois misturar os obís fazendo seus pedidos.Quando a farofa estiver pronta ascender uma vela para Ogum.
Ewa Dudu ti Ogum
 Material necessário:1 kg de feijão preto, 2 cebolas brancas, 250 ml de azeite de dendê sal a gosto.
Modo de preparar:
 Cozinhar o feijão em água depois de cosido o feijão e quase seco refogar com as cebolas trituradas efritas no dendê colocando sal a gosto. Depois de pronto por a comida em um alguidar de barro eoferecer a ogum.


•Oferendas para Oxossi
Axoxó
 Material: 1 kg de milho vermelho (milho de galinha), sal e coco ( obs: não é coco verde)
Modo de preparar:
 Cozinhar o milho na água e sal, escorrer deixar esfriar e colocar numa vasilha de barro, pegar ococo retirar da casca cortar em tiras cobrir o milho com as tiras dele.
Eram Patére
Material Necessário.
 500 g de fígado de boi,500g de coração ,500g de rabada , 4 cebolas grandes descascadas trituradasou raladas,300g de camarão seco e triturado,250 ml de azeite de dendê ,sal a gosto.
Modo de preparar:
Cortar a carne em cubos de tamanho médios, por o óleo de dendê para esquentar bastante, refogar ocamarão e as cebolas no óleo e depois jogar rapidamente a carne no refogado misturando de formaque fique somente mal passada, deixar esfriar, colocar em uma vasilha de barro e estará pronto.
Oferendas para Obaluaiê-Ómolú
Anderé ou andereza
Material necessário:
 1 kg de farinha de mesa, 500ml de azeite de dendê, 500g de camarão seco triturado, 5cebalas granderaladas ou triturado, água o suficiente, sal a gosto.
Modo de preparar:
 Refogar a cebola e camarão em azeite de dendê e depois de bem frito, colocar quantidade de água osuficiente para jogar a farinha e fazer um pirão bem durinho, de forma que a massa sirva paradepois fazer uns bolinhos compridos enrolado nas mãos colocar em uma vasilha de barro deixar esfriar e estará pronto.
Ewa Dudu ti Omolú
Material necessário.
 1 k de feijão preto, 500g de milho vermelho, 300g de camarão, 500ml de azeite de dendê, 3cebolasgrandes descascadas moídas ou trituradas, sal a gosto.
Modo de preparar:
 Cozinhar o feijão de modo que não fique muito mole. Deixar secar a água, e se ainda tiver muitocaldo, escorrer um pouco para que fique bem sequinho, depois refogue com dendê o camarão, ascebolas e sal a gosto, cozinhe o milho em água e sal até ficar bem cozido e mistura com cuidadosem deixar quebrar muito o feijão, coloque em uma vasilha de barro deixe esfriar e está pronto.
Oferendas para Ossanhe
Ipété de Ossanhe
 1 Kg. De batata doce, 2 cebolas grandes, 300 g. de camarão seco, 250ml de azeite de dendê, uma pitada de sal e um pedaço de fumo de rolo.
Modo de preparar:
 Descascar a batata doce, cozinhar em água pura, depois de cozida, amassar como um purê. Depoisdespejar em uma vasilha à parte o dendê deixar ficar bem quente refogar a cebola ralada outriturada juntamente com o camarão e o sal, quando tiver bem frito misturar na massa de batatadoce, até que fique uniforme. Depois colocar numa vasilha de barro deixar esfriar, e depois enfeitar em volta da comida os pedacinhos de fumo de rolo destorcidos.
Comida para ossayin
pegue 1 abacaxi, fumo de rolo desfiado e mel. tirar a coroa do abacaxi e abri-lo.Pegar uma travessa de barro [ou alguidar]. Vai arrumar o abacaxi nessa tarvessa, em uma banda coloca-se a coroa em cima e joga-se o fumo de rolo em cima,salpicando em todo o abacaxi. Pega-se o mel e joga-se em cima do abacaxi. Oferecer a ossaiyn no mato.  
Oferendas para Oxumarê
Oguedé ti oxumarê
Material necessário:
 2 kg de banana da terra, 1 l de dendê.
Modo de preparar:
 Descascar a banana, cortar em tiras, fritar em azeite de dendê bem quente, deixar esfriar, colocar emuma travessa de barro e está pronto.
Ewa ti oxumarê
Material usado:
 1 kg de feijão fradinho, um KL de farinha de mesa, 500ml. de azeite de dendê,2 cebolas grandes,camarão seco e triturado, e sal.
Modo de preparar:
 Cozinhar o feijão fradinho em água o suficiente para a quantidade deixar quase secar em fogo brando deixando os grãos o mais que poder inteiro. Depois fazer a parte um refogado de azeite dedendê, camarão, e cebola, sal a gosto bem solta depois com cuidado misturar com o feijão fradinhosem caldo sem deixar quebrar muito o feijão. Deixe esfriar.
Oferendas para Nanam
Ebo Iya
Material usado.
1 KL de milho de canjica branco, 500ml de azeite de dendê, 300g de camarão seco, sal a gosto,duas cebolas grandes raladas ou trituradas.
Modo de preparar:
 Cozinhar o milho branco em água o suficiente para secar sem deixar queimar.Depois de cosido fazer a parte um refogado de azeite de dendê, cebola, camarão seco e sal a gosto,misturam com o milho, até que esteja completamente envolvido no refogado. Deixar esfriar, colocar em uma vasilha de barro ou louça e este pronto.
Dóbóró ti Nanã
Material necessário:
 2 k de feijão fradinho, 500ml de dendê, 2 cebolas grandes descascadas e trituradas ou raladas,300gde camarão seco triturado,sal a gosto.
Modo de preparar:
 Colocar de molho o feijão depois de escolhido devidamente, algumas horas antes de descascar.Depois descascar um a um retirando o olho do feijão e a película que envolve o grão. Levar orefogado ao fogo de dendê, cebola e camarão, depois misturar com cuidado o feijão no refogado para que não se separe a banda, e não quebre o feijão mexendo lentamente com a colher de pau.Deixar esfriar colocar em vasilha de barro ou louça e estará pronto.
 EBÔ DE NANAN
1 KL de milho de canjica branco, 500ml de azeite de dendê, 300g de camarão seco, sal a gosto,duas cebolas grandes raladas ou trituradas.
Modo de preparar:
 Cozinhar o milho branco em água o suficiente para secar sem deixar queimar.Depois de cosido fazer a parte um refogado de azeite de dendê, cebola, camarão seco e sal a gosto,misturam com o milho, até que esteja completamente envolvido no refogado. Deixar esfriar, colocar em uma vasilha de barro ou louça e este pronto
Oferendas para Xangô
Amalá ti Xangô Elubó
 (elubó é um pirão feito da farinha de inhame kará ou do norte como é conhecido em alguns lugaresé usado na Nigéria até os dias de hoje)
Material necessário:
 3 kg de quiabos bem verdes e sem estar duro,400g de camarão seco triturado ,3 cebolas grandesraladas ou triturada,sal , 500ml de azeite de dendê e uma raiz de inhame kará.
Modo de preparar:
 Cortar o quiabo em forma de cruz e depois picar bem miudinho, separando 12 ou 6 quiabos inteiros para cozinhar junto com o restante do quiabo.Depois colocar uma caneca com água bater bem oquiabo até espumar, depois coloca-lo no fogo brando juntamente com o camarão e as cebolasdevidamente raladas ou trituradas o dendê e sal a gosto. Ir colocando água fervente aos poucos atécozinhar o quiabo, *para quem gosta com mais baba basta acrescentar a água fervente . Cozinhar  paralelamente o inhame cortado e descascado em água ,depois de cozido esfarelar com as mãos emforma de farofa , forrar o fundo da gamela com esse ingrediente e jogar o amalá de quiabo pócima .Em seguida coloque os quiabos enfeitando o amalá por cima de forma que as cabeças seencontrem formando uma coroa (representando a força de xangô,pois quando junta-se as 12 cabeça.estamos invocando as 12 forças de Xangô e com seis estamos invocando as 6 forças ,porem se oamalá não for grande não e aconselhável colocar os doze , e com o restante da massa de inhamefazemos 12 ou 6 bolas colocando em cima do amalá intercalando com os quiabos.No Brasil se usatambém este mesmo método do pirão e das bolas feitas com arroz branco e empapado,e na Nigériase prepara essa farinha de duas formas ,do jeito que expliquei e deixando os inhames que são usadosno ritual de Oxalá ficarem secos e duros( Fazendo um ritual que não posso revelar) depois de ficar  bem duro pila o inhame e faz-se a farinha para ser usada como expliquei acima.
Amalá ti eram (Para Xangô)
Material necessário:
 3 a 4 quilos de quiabos 5 a 6 cebolas raladas e trituradas, 500 g camarão secos.600ml de azeite de dendê 1 quilo de carne (peito) sal a gosto 12 ou 6 quiabos cozidos juntamentecom o restante cortado em forma de cruz bem miudinho.
Modo de preparar:
 Corta a carne em cubos grandes, refogar com um pouco de azeite cebola bem dourada, dourar bema carne nesse refogado e cozinhar até que fique mole em pouca água e quando estiver no ponto jogar os quiabos devidamente cortados em forma de cruz e os inteiros junto e deixar cozinhar emfogo brando acrescentando a água fervente o necessário para cria r a baba a gosto de cadaum.Colocar em uma gamela e esta pronto o amalá.(alem desses existem varias formas de amalá e cada um tem sua servidão porem não estamos aqui para explicar isso, portanto siga os conselhos de quem for pedir para fazer o amalá lhe explique qualfazer e para que de acordo com seu ensinamento


Oferendas para Oia-iansan
Acarajé
Material necessário:
 3 kg de feijão fradinho, 4 cebolas raladas ou trituradas grandes raladas ou trituradas, sal e 2 l deazeite de dendê.
Modo de preparar:
 Triturar o feijão com o moinho ou se pouca quantidade quebrar no liquidificador ,depois lavar emágua corrente dentro de uma peneira até separar toda as películas do feijão ou colocar de molho ofeijão fradinho depois de algumas horas descascar um a um separando da mesma maneira a películado feijão.Depois moer o feijão fazendo assim uma massa juntamente com a cebola bater a massa atéque tome a consistência de uma massa de bolo bem clara colocar sal a gosto e deixar descansa amassa ,enquanto ferve o dendê em uma frigideira bem quente e forma com a colher de pau os bolosdo tamanho da colher que preferir usar e feitá-lo em azeite bem quente ,colocar em uma vasilha de barro deixar esfriar e esta pronto.
Amalá para Oia
Material necessário:
 3 a 4 quilos de quiabos verdes, retirando os que estiverem duros, 600ml de azeite de dendê, 400g decamarão seco 4 cebolas g descascadas trituradas ou raladas ,sal a gosto.
Modo de preparar:
 Lavar escorrer os quiabos depois corta-los em rodelas bem finas bater até criar bolhas por no fogo refogando com cebolas trituradas e camarão e azeite deixar cozinhar acrescentando água fervente esal a gosto ,depois colocar em uma gamela deixar esfriar e esta pronto.
Oferendas para YOba
Acarajé
Material necessário:
 3 kg Feijão fradinho, 2 l Azeite de dendê , 4 cebolas grandes raladas ou trituradas, sal a gosto ,1coco ralado.(serve coco pronto, comprar o coco, quebra e ralar.)
Modo de preparar:
 Quebrar ou triturar o feijão fradinho,lavar até separar a película do feijão, depois moer juntamentecom as cebolas fazendo assim uma massa,colocar sal a gosto e bater com uma colher de pau atéobter uma massa igual a de um bolo.Deixar descansa por alguns minutos depois ponha o azeite paraferver em uma frigideira e com bastante volume de azeite dendê de para que não queime, faca osacarajés em uma colher de pau de tamanho médio e coloque na frigideira e quando estiver fritoantes de virar por no meio um pouco de coco ralado cobri com a própria massa ajeitando com acolher e depois virar para que frite do outro lado.Ponha em uma vasilha de barro deixe esfriar e esta pronto..
 Ómólokum sem ovos para Yoba
Material necessário:
 2 k de feijão fradinho, 500g de camarão seco, 600ml de azeite dendê, 4 a 5 cebolas grandesdescascadas ,trituras ou raladas ,sal a gosto.
Modo de preparar:
 Cozinhar o feijão em água até ficar cosido sem estar desmanchado, deixar secar em fogo brando. Seficar com muito caldo retirar e colocar a parte, caso precise usar .Depois de cozido refogar com oazeite de dendê ,cebolas raladas e camarão deixar cozinhar por algum tempo ate adquirir o sabor dotempero, colocar sal a gosto deixar esfriar colocando em uma vasilha de louça e estar pronto.
Oferendas para Ewa
Ewa ti Ewa
Material necessário:
 1 kg de feijão fradinho, 1 coco, 500 ml azeite de dendê, sal, 1 cebola grande ralada ou triturada, umcoco descascado e fatiado em tiras.
Modo de preparar:
 Torrar o feijão previamente molhado e escorrido em água e sal. Torrar em uma vasilha de barro quevá ao fogo e em fogo de carvão, depois fazer um refogado de azeite de dendê, camarão e cebola equando estiver bem frito misturar o feijão e o coco em fatias para que obtenha uma cor homogeniaem todo o material. Deixar esfriar colocar em vasilha de barro ou louça de acordo com sei costumee esta pronto.
Acarajé ti Ewa
Material necessário:
 2 kg de feijão fradinho, 4 a 5 cebolas descascada raladas ou trituradas, sal a gosto, 2 l de azeite dedendê.
Modo de preparar:
 Quebrar ou triturar o feijão ainda seco, depois lavar em uma peneira embaixo de água corrente atéseparar a película da massa do grão do feijão, ou para quem não sabe colocar o feijão de molho por algumas horas depois descascar, separando a película do grão e triturar o feijão descascado ouquebrado formando assim uma massa misturada com a cebola triturada junto ou separadamente damassa conforme o costume de cada um,bater bem a massa colocando sal a gosto depois que ela ficar  bem clarinha, deixar descansa por algum tempo e depois colocar pouco a pouco em uma colher de pau uma quantidade de massa que forme bolinhos de tamanhos médios pondo para fritar em azeitede dendê bem quente. Depois arrumar em uma vasilha de barro e esta pronto.
Oferendas para Logun-édé
Axoxó ti ómólokum
Material necessário:
 1 kg de feijão fradinho, 400g de camarão seco triturado, 4 cebolas grandes raladas ou trituradas 500ml de azeite de dendê ,sal a gosto 6 ovos cozidos e sem estarem feridos depois de descascados,1 klde milho vermelho,1 coco , sal a gosto.
Modo de preparar:
 Cozinhar o feijão fradinho em água ate ficar quase seco, depois refogar com azeite de dendê,camarão seco pilado ou triturado, cebola e sal a gosto, depois misturar o refogado no feijão fradinho e ir acrescentando aos poucos o azeite de dendê até que fique cozido e pegue o gosto dotempero.Segunda etapa, cosinhar em água e sal o milho vermelho (mais conhecido como milho degalinha) depois de cozido escorrer e deixar esfriar.Pegar uma vasilha de louça colocar no ladoesquerdo a vasilha o feijão já pronto e frio e na mesma vasilha do lado direito colocar o milho já proto e frio de forma que fique arrumado uniformemente.Depois em cima do feijão colocar os ovoscozidos descascados sem estarem feridos e frios com a ponta mais fina virado para baixo, e colocar o coco cortado em tiras em cima do milho arrumado uniformemente.Depois de frio esta pronta
Ejá ti Logun-édé
Material necessário:
 1 Peixe dourado ou namorado grande,1 litro de dendê ,4 cebolas grandes raladas ou triturasdescascadas,500g de camarão graúdo seco,sal a gosto.Um peixe Namorado ou dourado grande, escamado e limpo sem ser cortado, sem retirar as barbatanas, retirando alem das escamas a parte interna as víceras. Depois lavar bem lavado.Fazer uma mistura de cebola ralada com camarão seco, rechear o peixe esse tempero e passar o restodesse tempero em todo peixe coloca-lo em uma assadeira sem dobrado sobre algumas rodelas decebolas cruas para não agarrar na assadeira pegar um copo americano com água e sal para regar o peixe inteiro e depois regar com o azeite de dendê de acordo com o tamanho do peixe,levar ao fornodeixar assar ,depois esfriar é retirado da assadeira e colocado em uma bela travessa. E esta pronto
 Oferendas para Oxum
Ómólokum
Material necessário:
 2 kg de feijão fradinho catado, 6 cebolas grandes brancas raladas ou trituradas ,500g de camarãoseco ,600ml de azeite de dendê , 5,8,16 ou 21,ovos cozidos e descascados sem feri-los e quantidadeé conforme a necessidade e de acordo com a quantidade de feijão,sendo assim se tomamos por base2 kl de feijão fradinho usaremos 8 ovos que é o mais comum.
Modo de preparar:
 Cozinhar o feijão fradinho com água até que fique cosido sem estar muito quebrado, ou seja, ao ponto, depois fazer um refogado a parte com dendê, camarão e cebola e misturar no feijão mexendocom uma colher de pau acrescentar + azeite de dendê e camarão se necessário provando para sentir o sabor e sal colocado a gosto.Deixar esfriar colocar em uma vasilha de louça e depois colocar por cima os ovos cozidos com a ponta mas fina do ovo para cima e com cuidado com uma colher menor  pingar azeite de dendê sobre os ovos.E estará pronto
•• Abara ti Oxum
Material necessário
2 kg de feijão fradinho, 500ml de azeite de dendê, 4 cebolas g raladas ou trituradas,300 g decamarão seco triturado ou pilado,3 folhas de bananeiras retirada do caule e queimada no fogo nosentido de murchar ,cortadas em pedaços o suficiente para enrolar a massa .(aconselho as pessoasque peça a alguém com experiência para ensinar ou enrolar a folha.)
Modo de fazer:
 Quebra e lavar o feijão para separa-lo da película ou deixar de molho algumas horas e descascar uma um se a quantidade for pouca, depois triturar o feijão juntamente com as cebolas já raladas outrituradas e o camarão triturado e misturado na massa ou juntamente com o dendê o suficiente patadar sabor e dar liga a maça .Depois enrolar a massa as poucos nas folhas em forma de triângulosque assim se torna um recipiente em forma de cone dobrando as pontas para dentro para flechar ocone ,cozinhando assim em vapor ou em banho Maria .Depois de seca a maça estará pronta.
.Comida para oxum opará
cozinhar o feijão fradinho apenas na água,sem temperos. depois de cozido deixar a parte [não deixar desmanchar no cozimento]. A parte misturar em uma panela o camarão seco, a cebola e o dende, levar ao fogo fazendo um refogado. Depois de cozido misturar ,em uma tijela, ao feijão fradinho cozido,mexendo com colher de pau para misturar bem o feijão com o  refogado de camarão. Pegar 1 ovo tirar a clara [quebrando a ponta do ovo com cuidado] colocar somente a gema em cima da comida [a gema crua].oferecer a oxum opará. obs: pode-se enfeitar a comida com quindins.
Oferendas para Iemanjá
Ebo Iya
Material necessário:
 2 kg de milho branco (milho de canjica), sal a gosto, 250ml de Azeite de Dendê, 2 cebolas brancasraladas ou trituradas,300g de camarão seco triturado.
Modo de preparar:
 Cozinhar o milho branco em água, e em fogo brando, quando estiver cosido se tiver muita águaescorre o suficiente, depois fazer um refogado de azeite camarão e cebola misturar levemente com omilho, deixar esfriar colocar em uma vasilha de louça e esta pronta.
Mumú ti Iemanjá  Material necessário:
 1k de milho branco, 1k de arroz branco, cebola descascadas trituradas ou raladas, um uma colher desopa de banha de orí (gordura vegetal de origem africana.) sal a gosto.
Modo de preparar:
 Cozinhar o milho branco bem cozido depois de catado e escorrer, em outra vasilha cozinhar o arrozem bastante água e depois de cozido escorrer e lavar em água corrente.Fazer um refogado de cebolae banha de orí sal a gosto e refogar cada um separadamente depois colocar em uma única vasilha asduas comidas ocupando a metade da vasilha com cada uma das comidas.Deixar esfriar e esta pronto.
Obs:
Excite também mumú para Oxum diferente desse.


Oferenda de Iroko:
Ebo ti Iroko
Material necessário:
 2 k de milho branco, (milho de canjica), catado e uma folha de roko.
Modo de preparar:
 Cozinhar o milho depois de catado em água,quando estiver bem cozido escorrer deixar esfriar ecolocar em uma gamela de madeira branca ou ema vasilha de barro com uma folha da arvore deroko em cima.
Oferenda para Ibeji
Karuru ti ibeji
Material necessário:
 Ö karuru de ibeji é formado basicamente do amalá de quiabo com um poço de cada comida já citadade todos os orixás acrescentando o xinxim de galinha.
Xinxim ti Adie:
Material necessário:
 1 galinha grande, 500 ml de azeite de dendê, 3 cebolas grandes raladas ou trituradas ,300g decamarão seco e sal a gosto.
Modo de preparar:
 Cortar em pedaços pequenos a galinha, preparar um refogado a parte com o azeite de dendê, cebolase o camarão seco triturado ou pilado, por a galinha dentro refogando nesse tempero.e pingando águaaos pouco o suficiente para cozinhar e corar a galinha sal a gosto. E esta pronta o karuru.
Obs:
acrescentar depois de arrumado Rodelas de ovos cozidos e amendoins torrado.
Oferendas para Oxoguiyan
• Inhame
Material necessário:
 2 inhame kará ou em alguns lugares são conhecido como inhame do norte. Uma vasilha de louça emforma de travessa.e mel
Modo de preparar:
 Descascar o inhame cortar e cozinhar depois de cozido escorrer a água e amassar até se torne uma massa como um purê formar 8 bolas grandes com as mãos colocar em uma travessa de louça branca deixar esfriar,cubrir com mel e azeite doce e esta pronto para oferecer ao orixá
Oferendas para Ifá
Ebo
Material necessário:
 2 kg de milho branco, (milho de canjica), uma panela bem limpa aonde não se cozinha dendê e água bem limpa.
Modo de preparar:
 Catar e cozinhar o milho somente os bem branquinhos colocar para cosinhar em fogo brando atéque fique bem cosido ,e quase seco sem agarrar no fundo se tiver com muita água deixar escorrer um pouco por em uma vasilha de louça branca deixar esfriar e quando estiver bem frio colocar banha de ori e estará pronto para oferecer ao orixá.


Oferendas para Oxalá
Ebo
Material necessário:
 2 kg de milho branco, (milho de canjica), uma panela bem limpa aonde não se cozinha dendê e água bem limpa.
Modo de preparar:
 Catar e cozinhar o milho somente os bem branquinhos colocar para cosinhar em fogo brando atéque fique bem cosido, e quase seco sem agarrar no fundo se tiver com muita água deixar escorrer um pouco por em uma vasilha de louça branca deixar esfriar e quando estiver bem frio estará pronto. 
Obatalá:
suas comidas são: Inhame pilado sem sal, sem dende, sem azeite, sem tempero algum,come canjica cozida também sem tempero e Igbin cozido sem tempero, por cima disso vai um molho feito com agua de canjica Egusi batido, nada mais além deve ser colocado para esse orisa




   QUER SABER MAIS? A CULINÁRIA DO ORISÁ TE FASCINA? ENTÃO SE ARISQUE NA COZINHA DA CASA DO CANDOMBLÉ....POIS O SEGREDO ESTA NA COZINHA.... SE OFEREÇA PARA AJUDAR A  YABASSÉ DO ASÉ.....APRENDA PARA UM DIA PODER ENSINAR!.....