segunda-feira, 16 de agosto de 2010

... CARGOS DENTRO DE UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ....


..... É MUITO DIFICIL FALAR SOBRE CARGOS EM CASA DE CANDOMBLÉ,POIS DIFEREM POR ASÉS E ATÉ POR CONCEPÇÕES ANTERIORMENTE ADQUIRIDAS E ENSINADAS PELOS NOSSOS AGBÁS...MAS COMO COSTUMO POSTAR TUDO QUE TENHO VONTADE EM MEU CORAÇÃO, RESOLVI ESCREVER O QUE EU APRENDI, DESEJANDO COM ISSO NÃO LEVANTAR POLÊMICAS E NEM  FALÁCIAS, APENAS PASSAR O QUE A MIM FOI ENSINADO. O POSTO  DE  BABALORISÁ  ou  IYALORISÁ  É O MAIS ELEVADO DENTRO DA RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA, A ELES  TODOS DEVEM OBEDECER E PRESTAR CONTAS, E SUAS ORDENS NÃO PODEM SER QUESTIONADAS. SÃO OS RESPONSÁVEIS POR TUDO E TODOS DENTRO DO TERREIRO DE CANDOMBLÉ,TEM A FUNÇÃO DE INICIAR E COMPLETAR AS OBRIGAÇÕES DOS ADOXÚS DO ASÉ. SÃO ELES QUE  TEM O DIREITO DE ESCOLHER, DISTRIBUIR E CONFIRMAR OS CARGOS E POSTOS DENTRO DO TERREIRO DE CANDOMBLÉ. OS ABIANS É AQUELE QUE PERMANECE NA CASA DO CANDOMBLÉ COMO UM RECRUTA ,ESPERANDO O MOMENTO DE INGRESSAR COMO SOLDADO [IYAWÔ-O INICIANTE]. OS IYAWÔS SÃO VISTOS COMO SOLDADOS DO ASÉ PORQUE TRABALHAM ELEVANDO O NOME DA CASA DO CANDOMBLÉ ,COMO DIZIAM OS ANTIGOS: O IYAWÔ É O ¨¨CARTÃO DE VISITA ¨¨DO TERREIRO DE CANDOMBLÉ,E COMO DIZ NOS QUARTEIS : ¨¨UM BOM SOLDADO NÃO DORME NA GUARITA PARA DEFENDER O SEU  QUARTEL¨¨PORISSO QUE OS IYAWOS SÃO OS SOLDADOS DO TERREIRO,: OBEDECENDO OS SEUS SUPERIORES DENTRO DA HIERARQUIA ESTABELECIDA, ESPERANDO, UM DIA, A SUA PROPRIA PROMOÇÃO!!                                                                                                                  IYALASÉ: NO GANTOIS, É A SEGUNDA PESSOA DEPOIS DO BABALORISÁ.ALGUMAS PESSOAS AFIRMAM QUE IYALASÉ É O SUFIXO DA PALAVRA IYALORISÁ, POR ISSO NÃO É COSTUME TER IYALASÉ EM TERREIROS QUE A DIREÇÃO SEJA EXERCIDA POR IYALORISÁ, RECONHECENDO ESSE CARGO NOS TERREIROS NO QUAL A DIREÇÃO É DE BABALORISÁ....IYALASÉ: MÃE DO AXÉ. É A PESSOA QUE ESCOLHE OS OLOIYES DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR. MEXE COM COISAS SECRETAS DO ASÉ, LIGADAS A INICIAÇÃO E OBRIGAÇÕES DOS ADOXÚS, NA VERDADE TODA YALORISÁ.É UMA  IYALASÉ,MAS NEM TODAS YALA´SES É UMA IYALORISÁ.                                  IYAEGBÉ OU BABAEGBÉ: EM ALGUNS TERREIROS OU ASÉS É A SEGUNDA PESSOA , VINDO LOGO ATRÁS DO BABALORISÁ´/IYALORISÁ .EXERCE A FUNÇÃO DE CONSELHEIRO MANTENDO A RESPONSABILIDADE PELA MANUNTENÇÃO DA ORDEM E TRADIÇÃO DO TERREIRO.                                                                                                                          IYAKEKERÊ´/BABAKEKERÊ:MÃE OU PAI PEQUENO DO TERREIRO .SEMPRE PRONTO A AUXILIAR NAS INICIAÇOES DOS ADOXÚS AO BABALORISÁ/IYALORISÁ.                                      IJIBONÃN/OJUBONÃN: É A MÃE CRIADEIRA DO TERREIRO, ENSINA AS REZAS E CONDUTAS DOS NOVOS INICIADOS NO ASÉ, CUIDA DA ROUPA DE RAÇÃO E PERTENCES DO INICIADOS.                                                                                                                                              IYAEFUN/BABAEFUN:RESPONSÁVEL PELAS PINTURAS DO IYAWO DURANTE A QUEIMA DE EFUN, OU PERFURÉ . EXITEM OTUN E OSSI DENTRO DESTE POSTO.                                 IYABASSÉ;RESPONSÁVEL PELO ALIMENTO SAGRADOS DOS ORISÁ, E AS VEZES ATÉ PELA COMIDA DO DIA A DIA DO TERREIRO.                                                                                   IYALABAKÉ: AUXILIA A IYABASSÉ, RESPONSÁVEL PELA COMIDA DE TODOS QUE ESTÃO RECOLHIDOS. É A QUE PREPARA O ALIMENTO ENQUANTO OS IYAWO E OS OBRIGANTES ESTÃO RECOLHIDOS E ENTREGA A COMIDA PARA A  JIBONÃN LEVAR AO RONCÓ[OU RUNDEME, EM CERTOS ASÉS]                                                                                           IYABA EWÊ/BABA EWÊ : RESPONSÁVEL PELA OBRIGAÇÃO DE ¨¨CANTAR FOLHAS¨¨[SASSANHE],GERALMENTE PESSOA DE OSUN, OYÁ OU OSSAIYN                                                     BABALOSAIYN:RESPONSÁVEL PELO PREPARO DE TUDO QUE ENVOLVA FOLHAS, COMO CATAR FOLHAS, LAVAR,PREPARAR OS POTES DE ABÔ,OS BANHOS.É NECESSÁRIO UM BOM CONHECIMENTOS DE FOLHAS E PLANTAS EM LITURGIA DOS ORISÁ E TERAPEUTICAS.CARGO PARA HOMEM DE OSSAIYN.                                                                             IYARUBÁ: CARREGA A ESTEIRA DO IYAWÔ NOS EFUNS.POSTO PARA MULHRES DE OYÁ POR SER OYÁ A DONA DA ESTEIRA.                                                                                              IYASINJÉ: MULHER QUE BATE O EJÉ DOS SACRIFICIOS.                                                                   IYAROBÁ:NOME NO QUAL SÃO CHAMADAS AS EKEDYS E AS AJOIYÊ[PESSOAS QUE NÃO ENTRAM EM TRANSE], PORÉM ESSE TERMO É DO ASÉ GANTOIS, POIS ENG, VELHO E OSOUTROS PREDOMINA O NOME EKEDY, TERMO JEJE QUE SE POPULARIZOU NOS TERREIROS NAGÔS. EM ANGOLA É MAKOTA.                                                                                        IYAMÔRO;POSTO DE GRANDE RESPONSABILIDADEPOR SER RESPONSÁVEL PELO IPADÊ JUNTO COM A AJIMUDA, AGBÁ E IGENA.                                                                                   SIDAGAN/IYADAGAN:AUXILIADORA DA IYAMÔRO NA CUIA DO IPADÊ. NESTE CARGO EXISTEM OTUM E OSSI.                                                                                                                                  IYAMAYÊ;POSTO SIMILAR A IYALASÉ, USADO DENTRO DO ASÉ OSUMARÊ, MEXE COM AS COISAS SECRETAS DO ASÉ LIGADAS AS INICIAÇÕES E OBRIGAÇÕES DOS ADOXÚS.                                                                                                                                                           IYAGBENIOIYÊ; POSTO AUXILIAR DA IYAMAYÊ, PORÉM PARA UMA AJOIÊ.                          AJIMUDA; LIGADA AO IPADÊ E A CASA DO OMULÚ. TAMBÉM É TITULO FEMENINO USADO NOS CULTOS DE OYÁ E GELÉDÉ : ¨¨ AQUELA QUE CARREGA A ESPADA ¨¨                      IYASIHÁ; QUE SEGURA O ESTANDARTE DE OXALÁ.                                                                          KOLABÁ; RESPONSÁVEL PELO LABÁ, SIMBOLO DE XANGÔ.                                                    ALABAWY: PESSOA QUE CUIDA DA ARÉA JURÍDICA E CÍVIL DO TERREIRO.                                 ELEMOSÓ; LIGADO A OSOGIYAN, DE PREFERÊNCIA UM OJOIYÊ.                                               GYMÚ.POSTO QUE CUIDA DE TUDO RELACIONADO A OMULÚ.                                                   OGÓTÚN; POSTO LIGADO A OSUN. CUIDA DE TUDO LIGADO A ÓSUN.                                IYALODÊ;POSTO LIGADO A OSUN E IYEMONJÁ.                                                                                 IYA ODÉ: POSTO LIGADO AO ORISÁ ODÉ.                                                                                       IYÁ OGUN:POSTO LIGADO AO ORISÁ OGUN.                                                                                     LERÊ;POSTO PARA OGAN LIGADO AO QUARTO DE OSALUFON.                                                   ASSOGBÁ;OGAN  LIGADO AO QUARTO DE OMULÚ, NÃNÃ, EXÚ E EGUN.                                   OLUPONÃN;O PORTA VOZ DE EXÚ. É A PESSOA QUE CORTA PARA EXÚ, JOGA NOS PÉS DE EXÚ E ARRUMA EXÚ. POSTO PARA OGANS.                                                                               BALODÉ;OGAN QUE CUIDA DAS FESTAS DE ODÉ.                                                                             LEIYN.  PESSOA DE OGUN OU ODÉ  ZELA POR OGÚN.                                                                     OLOGBIN: OGAN COM POSTO NO QUARTO DE OSALUFON QUE TOCA O IGBIN DEDICADO A OXALÁ NAS FESTAS DAS AGUAS DE OXALÁ.                                                                 AFICODÉ;   CHEFE DOS ARAMEFÁ[6 CORPOS]LIGADO AO QUARTO DE ODÉ.                             IPERIN: POSTO DO GANTOIS LIGADO A ODÉ.                                                                                  ALABÊ.RESPONSÁVEL PELOS TOQUES RITUALÍSTICOS, ALIMETAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS ATABAQUES[ILÚS BATÁ] E TODOS OS INSTRUMENTOS MUSICAIS SAGRADOS. POSSUI TAMBÉM OTUN E OSSI. NOS DIAS DE FESTAS É OBRIGADO A LEVANTAR-SE DE MADRUGADA PARA QUE SE FAÇA A ALVORADA.                                               TEBESSÉ; RESPONSÁVEL PELOS CÂNTICOS DO RITUAL SAGRADO E DAS DANÇAS RITUALÍSTICAS. TRABALHA EM CONJUNTO COM O ALABÊ. TAMBÉM POSSUI OTUN E OSSI.                                                                                                                                                                   AXOGÚN;RESPONSÁVEL DIRETO DOS SACRIFICIOS DO INÍCIO AO FIM DAS OBRIGAÇÕES, SENDO SOBERANO NESTA FUNÇÃO. É QUEM SE COMUNICA COM 4 CAURIS[BUZIOS] COM O ORISÁ PARA QUEM SE DESTINA OS SACRIFÍCIOS DA OBRIGAÇÃO, TRASMITINDO A IYALASÉ AS RESPOSTAS , MANDAMENTOS E PRECEITOS DO ORISÁ.POR SER UM POSTO SOBERANO DEVE SER TRATADO DE PAI. TAMBÉM POSSUI OTUN E OSSI.                                                                                                                                             OLÓGÚN;CARGO MASCULINO . DESPACHA OS EBÓS DAS OBRIGAÇOES, PREFERIVELMENTE FILHOS DE OGÚN, NA FALTA DESTES ATÉ ODÉ E OBALUAIWE.                          UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: AINDA TEM OUTROS POSTOS E CARGOS E ATÉ OS MESMOS ACIMA EXPLICADOS COM OUTRO NOMES E ATÉ OUTRA UTILIDADE, VARIANDO DE ASÉ E ENSINAMENTOS ADQUIRIDOS ANTERIORMENTE .                                                                                    

9 comentários:

geraldo alves disse...

nossa !! muito entereçante ..

thiago disse...

Muito bom mesmo...um show de explicação mãe!
Esta de parabéns pois tem muitos cargos,e muitas explicações q muitos noom entendeem ou noom conhecem.
Adorei!

leidiane disse...

e quem canta como chama?

suami portinhal disse...

oi lidiane! em alguns asé dão esse posto para ogãns e chamam eles de ALABÊ, mas também existe o cargo de YÁTEBEXÊ, que é um cargo dado a ekedy,pois elas não correm o risco de incorporarem durante o candomblé,cantando do começo ao fim sem o risco de chamar o orisá em si mesmo....e em outros asés também tem o mesmo posto com outros nomes, mas todos direcioandos a cantar o candomblé ...porém é um posto de grande responsabilidade,pois cantar candomblé não é uma coisa banal, pois quem ocupa esse posto tem que saber o que canta e na hora que deve ser cantado, não basta apenas ter uma boa voz!....fica na paz!

VF comunicaçao visual disse...

gostria de saber o significado de oyê.por favor.

suami portinhal disse...

OYE

Oye é uma posição sacerdotal nos candomblés de nação, pessoas são escolhidas para exercer determinadas funções para o bom andamento da casa religiosa. Aqueles que possuem oye são chamados " oloye masculino " e " ajoye feminino".
Essas pessoas serão adosu ou não , recebem o cargo na confirmação ou em sua iniciação de acordo com sua capacidade
A palavra oloye significa Ol = aquele que possui, oye um titulo e ajoye também, as ekedjis são chamadas assim nas casas grandes [ ìyákoroba,ou yarobá. no gantois]
A palavra oloye segundo mãe Stella do Afonja pode ser traduzido como conselheiro, que está registrado em seu ultimo ensaio Meu Tempo é Agora.
A palavra “ajoié” é correspondente feminino de ogan pois, a palavra ekedi, ou ekejí, vem do dialeto ewe, falado pelos negros fons ou Jeje.
Portanto, o correspondente yorubá de ekedi é ajoié, onde a palavra ajoié significa “mãe que o orixá escolheu e confirmou”.... yorubá já é um termo usado somente no asé Gantois para a ajoie [ekedi]: yarobá.
Assim como os demais oloyés, uma ajoié tem o direito a uma cadeira no barracão.
Deve ser sempre chamada de “mãe”, por todos os componentes da casa de orixá, devendo-se trocar com ela pedidos de bençãos.
Os comportamentos determinados para os ogans[oloyes] devem ser seguidos pelas ajoiés.
Em dias de festa, uma ajoié deverá vestir-se com seus trajes rituais, seus fios de contas, um ojá na cabeça e trazendo no ombro sua inseparável toalha, sua principal ferramenta de trabalho no barracão e também símbolo do óyé, ou cargo que ocupa.
Estas pessoas são iniciadas dentro do Culto aos ÒRÌSÀ como todos os OMO (filhos) que fazem parte deste Templo Religioso, mas com responsabilidades diferentes pelo seu cargo de OYÈ; como também eles não têm a incorporação que ocorre com os ÌYÀWÓ (filhos incorporativos). sendo importante salienta que cargo (posto) acima de tudo significa responsabilidade, não implicando necessariamente em autoridade. Antes de tudo representa a confiança que o Sacerdote e toda a Comunidade depositaram naquela pessoa.

alex alcantara nascimento disse...

GOSTARIA DE PARABENIZA-LA PELO CONTEÚDO APRESENTADO.
SEM DUVIDAS É MUITO BOM SABER QUE EXISTEM PESSOAS DEDICADAS AO AXE E SEUS ENSINAMENTOS OS QUAIS DOS MUITOS AQUI PRESENTADOS ACABAM POR ORIENTAR MUITOS DESAVISADOS E\OU ATÉ MESMO TIRAR DUVIDAS E REFORÇAR ALGUNS APRENDIZADOS RECEBIDOS AO LONGO DO TEMPO.
SOU BABALORISA DA NAÇÃO KETO E FICO FELIZ EM SABER QUE HÁ PESSOAS COMO VOCÊ QUE DIFUNDE O AXE E A SABEDORIA COM ELEGÂNCIA E EXATIDÃO SEM REVELAR OS FUNDAMENTOS INTERNOS DA NOSSA RELIGIÃO.
ATENCIOSAMENTE!
BABA OTO NI YDA

suami portinhal disse...

Obrigada pelas boas palavras...tento ser a mais clara possível sem ferir os nossos segredos e respeitando a maneiras que cada um conduz sua casa e sua fé!

Jim and Tay disse...

Suami, louvável a sua iniciativa de difundir com serenidade, sabedoria e clareza os fundamentos do Candomblé, permitindo que todos aqueles que estão em busca de conhecimento possam ter acesso a importantes esclarecimentos sobre a religão dos Orixás, por isso e por tudo o mais, parabenizo-a. Entendi perfeitamente que o seu tópico não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas gostaria, se possível, que você abordasse sobre o cargo Iyá Olojú para ekédis, suas hierarquia e responsabilidades dentro do Ilê, pelo que agradeço desde já, Axé!Ekédji Valéria Ti Osúm.

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