quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ILÊ IDANA......A COZINHA SAGRADA DOS TERREIROS....

Como dizem os antigos: É na cozinha do terreiro que se aprende candomblé!-assim sendo nenhum orixá pode existir sem suas comidas votivas[hist. da alimentação,463].Não se concebe orixá sem alimento. como disse SILVIO ROMERO: Basta lembrar que, por exemplo, que a cozinha genuinamente brasileira, é toda africana [folclore brasileiro doc 75]. Foi ao redor do candomblé, dos cultos jeje-nagô,que a cozinha africana pôde manter os elementos primários de sua sobrevivência. COMER DENDE É COMER UM POUCO DA ÁFRICA  como disse  RAUL LODY. A cozinha como elaboradora de alimentos é um processo contínuo pelo tempo,aceitando raras modificações quanto a fórmula usuais de tecnica culinária.No candomblé o  ILÊ IDANA é o nome que se dá para o espaço sagrado da cozinha de um terreiro,lá encontramos  panelas de alumínios de vários tamanhos, panelas de barros, panelas de ferros, panelas vidradas, travessas de barros e louças,variedades de colheres de paus,ralos, peneiras, tachos de cobre,frigideiras variadas de tamanhos e profundidades,um pilão,um moinho, maquina de moer,escumadeiras,conchas, etc, além de uma fogão a lenha ou fogareiro a carvão,também usa-se o fogão tradicional a gás para fazer a comida do terreiro.Aprendi que o fogão de lenha ou  fogareiro de carvão não se abana para os dois lados quando se esta cozinhando para  o orixá. Abana-se da direita para a esquerda,no começo parece difícil mas logo apanha-se o jeito. É de costume acender uma vela e por um copo dágua próximo aonde se esta cozinhando a comida do orixá para afastar egum,para que egum não venha comer junto,e aonde há luz e água egum não vem!! se os preparativos se alongar e a vela terminar,acenda-se outra vela sobre o toco que esta terminando, e ao terminar de cozinhar,roda-se o copo e a vela sobre o fogão que se fez a comida e despacha-se a água no portão ou em água corrente[se for despachar na pia deixar a torneira aberta] o mesmo cuidado tem-se ao bater com a colher de pau na borda da panela que esta se cozinhando, tanto a comida sagrada como a do dia a dia,isso convida egum a vir participar da comida, e afinal quem quer egum como convidado? .O fogão a lenha ou o fogareiro de carvão nunca devemos apagar o fogo com água,usa-se um pouco de areia.Aprendemos nos terreiros de candomblé : A:não devemos comer nada com o prato na mão. B:recebe-se o prato sempre com a mão direita, e pede-se ajeúm com o prato ainda cheio,sem esta mexido.C:não devemos apanhar o alimento que cai no chão, é de egum. D: não se mexem em alimemtos que estão cozinhando com o sentido da mão esquerda, é desrespeito aos orixá e aos mais velhos.E: não se mexe comida de exú com a mão direita, é desrespeito a exú.F: não se come as pontas dos animais , é axé e pertence ao orixá.G: nunca bater com a tampa da panela ao cozinhar ou ao servir,afugenta a bênção e  aproxima egum.H:animais de quatros pés e aves devem sempre serem cortados na juntas, ao contrário o orixá recusa.Na cozinha do sagrado o sal  e o alho entram muito pouco, exceto para comida do dia a dia,e nunca devemos descascar o alho com a faca, pois aborrece oxalá. A IYABASSÉ é a dona desse espaço sagrado, espaço que não é permitido aos homens,das mãos dela vem os mais saborosos pratos votivos e muitas vezes a boa comida que alimenta o terreiro. Ela sabe como limpar e prepara os animais de sacrificios,e também os segredos da culinária sagrada.Tudo que se faça na cozinha do candomblé tem que passar pela aprovação da IYABASSÉ, pois ela administra,orienta e ensina os segredos dos pratos mais simples aos grandes pratos votivos cheios de segredos e mistérios! IYABASSÉ..DONA DO ESPAÇO SAGRADO CHAMADO ILÊ IDANA´- A CASA DO FOGO- a casa onde mora o fogo....peço mojubá a todas as IYABASSÉS que com respeito e carinho perpetuam e guardam os segredos do ilê idana, trazendo brilho e mistério para a cozinha do candomblé....meus respeitos a essas grandes mulheres!       Vou postar aqui algumas comidas sagradas, não irei postar de todos os orixa, pois sei que existem vários blogs falando e ensinando exaustivamente sobre esse assunto, mas com certeza irei postar alguns pratos votivos mas complexos e até , para algumas pessoas, pouco conhecidos.O sacrifício sai das mãos do AXOGUN para as mão da IYABASSÉ,é ela que tem a função de preparar as comidas votivas,lembrando que sacrifício não é sinonimo de assassinato, tirando as partes internas dos animais e o sangue que pertencem ao orixá o resto do animal é cozido e preparado para serem servidos no final da festa aos convidados e aos filhos do axé. O sacrifício não é expiatório, o sentido expiatório não se aplica ao candomblé, por um motivo simples: no candomblé não existe a concepção de pecado,e se não existe  o pecado então não há o que expiar! O sacrifício é um agrado ritualístico, na qual oferecemos o animal  preferido do orixá pra formar uma aliança com ele...                             IBEGÚ DE ESÚ: comida ritualística preparada com fubá de arroz. Cozinhando a farinha  de fubá de arroz com água e sal até formar uma papa. depois de pronta, junta-se ao padê de dêndê e as carnes cruas das aves sacrificadas, tudo fica misturados em um único utensílio.Coloca-se aos pés do exú que recebeu o sacrifício. ERAN DÓGUN: miúdos de boi cortado miudinhos e cozidos nos temperos de cebola, gengibre, e azeite de dêndê. Cozinha-se inhame kará, descasque e amasse no pilão colocando sal;misture em uma panela de barro o purê de inhame com o molho da carne e coloque para ogum com uma bandeira branca.KIZIBÚ DO OXOSSE:pega-se o milho verde debulhado, guiabos cortados miúdos, e torresmo de porco, deixe cozinhar até forma uma papa, tira-se do fogo, derrame em uma tigela de barro e coloca-se  pedaço de carne crua,e ofereça nos pés do orixá. ADIMÚ DE OSSÃIYN: corte um abacate ao meio e tire o caroço,coloque as duas partes numa travessa de barro ou alguidar com as duas popas viradas pra cima,misture amendoim , mel e fumo de corda e coloque dentro das bandas do abacate, enfeite com 7 folhas de louro a travessa e coloque nos pés do orixá.JACICOU DE IROKÔ: cozinhe bem os camarões frescos com gengibre, dende,cebola e sal,quando amolecer e estiver caldo grosso, com um auxilio de um socador, esmaga-se o camarão e mistura-se com arroz cozido sem sal e farinha de goma [farinha de arroz] até os dedos ficarem limpos, forma-se bolos e fritam no dêndê......coloca-se aos pés do orixá.ABALÁ DE EWÁ: torre bem os amendoins , depois passe-os no moinho,misture farinha de mandioca e coloque mel....coloca-se aos pés do orixá. ADO DE OSUN: tem formas variadas de fazerem o ado, uma delas se tritura o milho vermelho e tempere com dêndê a outra, estoura-se pipoca, e os milhos que não estourarem, triturem e coloque mel....coloque aos pés do orixá. ABANÃN DE OSUN:cozinhar bem o feijão fradinho com todos os temperos, cebola, gengibre,camarão seco,dêndê.amasse bem até formar um purê, cozinhe-se 5 ovos de tartarugas, o que deve ser feito em água que, aberta a fervura, mergulham-se os ovos, rapidamente na água quente e tira-se imediatamente em baixo da bica com bastante água fria,isso se faz em razão da delicada constituição dos ovos de tartaruga.Descascam-se os ovos e arrume no referido purê de feijão fradinho.Enfeite com rosas brancas ou amarelas e coloque nos pés de oxum ou na cachoeira. OKASSÊO DE XANGÔ:  essa comida é muito apreciada por XANGÔ.Pegar a carne da tartaruga[ajapá] e levar a moquém, que é a grade de vara, uma espécie de grelha, colocada a certa distância do fogo sobre a qual se põe a carne para assar, devidamente temperada com camarão seco, cebola, dêndê, azeite doce e gengibre, depois de moqueada passa-se a carne na máquina de moer e enrola em folha de bananeira igual como se faz para acassá, levar para cozinhar em banho maria com uns talos de bananeira por baixo para que eles não fiquem diretamente na água. Depois de bem cozidos , em uma quantidades de 12 akassêo, coloque-os dentro de um casco de tartaruga, ou do próprio casco do ajapá que foi sacrificado, forrado com folha de bananeira ou mamona, cubra-os com azeite de dêndê e coloque aos pés do orixá.DOBURÚ ALÊ DO OMULU: faz-se como de hábito o duburú de omulu[pipoca] em uma panela com areia da praia ou rio, depois com as mãos bem lavadas, unta-se  de dêndê e vai esfregando as pipocas bem devagarinho até ficarem amarelinhas, peque os milhos que não estouraram e as que queimaram coloca-se em uma tigela de barro rega-se com bastante mel, e quando for por o doburú nos pés de omulú ,coloca-se esses caroços de milhos com mel para exú Alê.AXÔXÔ DE LOGUN EDÉ:cozinhar o milho vermelho e por melaço de cana[não confundir com mel de abelha]e enfeitar com as tiras do coco.OMULUKUM DE IYOBA: cozinhar bem o feijão fradinho com cebola, gengibre, camarão seco e dêndê, depois de bem cozido amassar como um purê.Por em uma gamela, fazer um buraco no meio do purê de feijão fradinho e acrescentar 15 ovos fritos e mexidos com dêndê....ZORÔ DE OXUM: prato simples, de uso comum no  axé BOGÚN, lave bem um molho de agrião, e leve para frigideira com dêndê e os temperos, camarão seco, cebola e gengibre batidos,jogue o agrião na frigideira e quebre com cuidado, 5 ovos inteiros ,as gemas não podem estourar, tampe a panela e deixe cozinhar sem por água.Quando os ovos ficarem duros e cozidos , tire o agrião da frigideira e coloque a comida em uma tijela de louça e ofereça aos pés do orixá.QUINDIM DE ODÉ OU LOGUN EDÉ: prato preparado com amemdoim cru, sem levar ao fogo, melaço de cana e coco, mistura-se tudo e coloca aos pés do orixá.XINXIN DE NÃNÃN: folhas de mostarda bem cozida com cebola, gengibre, camarão seco e dêndê. Depois de cozida mistura as aves do sacrifício já cozidas e desfiadas,e um pouco de pipoca sem sal, tudo misturado na mesma tigela de barro ou louça, depois coloca-se aos pés do orixá.BEQUIRI DE AIRÁ:cozinha-se feijão fradinho, mas não deixa ele ficar mole, cozinha-se a parte quiabos cortados em rodelas e cozidos como amalá, com todos os temperos, gengibre, cebola, camarão seco e dêndê ou azeite de oliva,depois em uma gamela mistura-se o feijão fradinho com o guiabo, se quiser pode colocar castanhas de caju..coloca-se aos pés do orixá.BAGUIRI DE NÃNÃN:frita-se 3 peixes bagres no azeite de dêndê temperado com cebola, camarão seco e gengibre.cozinha-se os camarões de águas doces recebendo os mesmos temperos, coloca-se os bagres em uma tijela e jogue os camarões por cima....coloca-se aos pés do orixá.ALAPATÁ DE OYÁ: esse alimento é feito com a massa do acarajé,bem temperado e no azeite de dêndê, leva-se para cozinhar, e enquanto esse ferve coloca-se os camarões frescos em outra panela com todos os temperos,quando o camarão estiver bem cozido joga-se a massa e deixa fritar,parecido com um omelete,coloca-se o alapá em tigela redonda e coloca-se aos pés do orixá.ABADÔ DE IYEMONJÁ:cozinhe o arroz com dêndê, frite 4 tainhas temperadas,com cebola, gengibre,camarões secos, no dêndê, cozinhe milho branco[canjica].coloque a canjica em uma tigela de louça , o arroz com dêndê por cima e arrume as 4 tainhas em cima de tudo,dando efun de owagi e osun nas tainhas e coloque nos pés do orixá.  EJÁGUIYAN: cozinhe inhame e amasse como um purê, acrescente um pouco de cebola ralada e azeite doce ou banha de ori,coloque em uma tigela de louça ,asse uma tainha ou corvina com bastante azeite doce, gengibre e cebola, depois de assado, coloque-o em cima do purê de inhame e dê efun com owagi e efun branco,coloque uma bandeira branca e 8 atoris pequenos. coloque nos pés do orixa......agora termino dizendo que eu ainda tenho muitas coisas em relação a culinária sagrada, mas em um blog não se pode ensinar tudo, pois eu aprendi que candomblé se aprende praticando e nem tudo se pode passar fora dos portões do terreiro do candomblé,pois são segredos de axé, segredos do nosso orixa....espero ter contribuído para enriquecer mais a nossa culinária sagrada, o nosso ILÊ IDANA!!!!

2 comentários:

Maria Cláudia Cabral|Aika disse...

gratidão pelo texto esclarecedor da cozinha sagrada do candomblé.

suami portinhal disse...

Obrigada...

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