quinta-feira, 30 de setembro de 2010

.... AS PENAS SAGRADAS DO CANDOMBLÉ.....















As penas de orisá

Dentre os meus poucos conhecimentos, não há nenhum tipo de "pena" usado em substituição à IKODIDE (pena de papagaio Odide] e, tampouco outra pena que tenha o mesmo significado litúrgico que a Ikodide, sendo que a mesma não exige estar acompanhada de outro tipo de "pena" para desempenhar sua função. O que já não é o caso da pena vermelha (Aluko, pena de galo das Campinas), e da verde (Agbe, pena de cuco), pois sempre são usadas em conjunto.

A Ikodide, símbolo do processo iniciático, vem a confirmar a iniciação, podemos encará-la como símbolo da realeza.

Agbe = Atrai a sorte e tudo de necessário para a vida do ser. (pena de cuco)
 (foto abaixo)



Alóko = Usa-se em parceria com Agbe, cria condições favoráveis para que a pessoa encontre  seu caminho. (pena de galo das Campinas)
 (foto abaixo)



Agbe e Aluko são muito usadas em diversas magias para atrair a sorte (awure), participam no processo iniciático em banhos que serão aplicados ao neófito e, no Osu que o elegun irá carregar. Também são colocadas em assentamentos de determinados Orisas, assim como  LEKELEKE [penas brancas, pena de garça)) empregadas em assentamentos de Obatala, Awodi (penas de falcão) e etc.





1 comentários:

ricardo disse...

MARAVILHOSO,ESPERO QUE QUEM LEIA ESSA BELA ILUSTRAÇÃO SAIBA COMO USALA..... INCODIAMAMBO... FILHO DE MULUNDERY E NETO DE CIRIACO "NLUNDIAMUNGONGO" ASÉ TUMBA JUNSARA"

Postar um comentário