O Orixá[orisá] são para os africanos sua maior significação totêmica. Oyó-capital da nação yorubá-nome da primeira tribo de Oduduwá-fundada por Oraniyan, filho de Okambi, neto de Odudwá,foi a primeira cidade fundada após ILÊ IFÉ, que foi fundada pelo próprio Odudwá, passando a ser a capital política da nação.Dahomé, ex nome do país que hoje é chamado de Benin, antiga terra dos fulanis, origem da cultura gege na África ocidental. Literalmente Dahomé significa :Coroação das cobras. As culturas chamadas ewe,fon, mahi,dagomé,mina fanti e etc são originárias de Dahomé,dono de um dos mais poderosos exército africano e o maior conhecimento de magia.O termo ORIKI determina a fundação ou origem de um africano[yorubano], sendo de grande importância para se traçar a árvore genealógica. ORIKI não é um nome e sim a própria origem familiar ou totem. O real significado do termo ORIKI esta perdido no tempo,mas pode-se atribuí-lo ao principio da implantação da cultura yorubana ou nok, em 600 A.C . A maioria de um ORIKI esta ligado a algum mito,divindade ou objeto, que significa ou significou em algum tempo algo ligado a esta divindade,que por sua vez estava ligada a esta ou aquela família.Dentro dos ancestrais de família das mais altas hierarquia da cultura gege nagô, que foram por obra do destino trazidas para o Brasil,devida as corrupções de certas tribos e reinos,provocada pelo desmantelamento das culturas por meios de escabroso comércio de cativos,oriundos de guerras intertribais elaboradas pelos portugueses, sob a promessa de mútua divisão de impérios[europeus-africanos] entre as duas raças, com o objetivo de reestabelecer vários títulos,cargos,nomes,sobrenome e totens. Familiares de membros de diversas castas de grupo étnico , africanos trazidos para o Brasil, os estudiosos e pesquisadores da cultura africana resgataram aos descendentes de africanos, os nomes e palavras para auxilia-los nas pesquisas da suas raízes familiares, os nomes[LARIS]pertencem as famílias dos sacerdotes e ministros do vários Reis do grupo gege,yorubá,nagô etc..... Yorubano destacamos AFONJÁ LAIYA LOKÔ DE ILORIN, que expandiu seu méritos e atos heroícos para o Brasil e que é cultuado numa das mais respeitadas casa de candomblé da Bahia:ILÊ AXÊ OPÔ AFONJÁ!!! Afonjá morreu na batalha de ILORIN,atacado pelos fulanis,que após dez anos conseguiran sua vitória.Pelo fato de Afonjá ter morrido a permanecido de pé após levar 400 flechadas,criou-se o mito da sua imortalidade.Tal fato repetiu-se 200 anos depois, na morte da GANGAZUMA, no quilombo do Macaco,no Brasil. Os habitantes de ILORIN,prisioneiro dos fulanis,foram levados em cativeiros para a capital invasora, no entanto uma velha profecia previa que: Quando os escravos tornassem mestres, uma revolta eclodiria.Assim os yorubás, uniram-se em torno do fato e pedindo a Afonjá proteção, atacaram os fulanis,expulsando-os do território ocupado, na batalha de Pamó, mas a imagem de Afonjá crivado de flechas ficou na memória de seu povo. E isto fez surgir um culto que o tornou o orixá da justiça.simbolo de Xangô e seus descendentes foram trazidos para o Brasil, trazendo com eles seu culto e sua história.... A HISTÓRIA DE AFONJÁ , O DEUS DO SEU POVO!!!
terça-feira, 9 de novembro de 2010
AFONJÁ.....O DEUS DO SEU POVO!!!
O Orixá[orisá] são para os africanos sua maior significação totêmica. Oyó-capital da nação yorubá-nome da primeira tribo de Oduduwá-fundada por Oraniyan, filho de Okambi, neto de Odudwá,foi a primeira cidade fundada após ILÊ IFÉ, que foi fundada pelo próprio Odudwá, passando a ser a capital política da nação.Dahomé, ex nome do país que hoje é chamado de Benin, antiga terra dos fulanis, origem da cultura gege na África ocidental. Literalmente Dahomé significa :Coroação das cobras. As culturas chamadas ewe,fon, mahi,dagomé,mina fanti e etc são originárias de Dahomé,dono de um dos mais poderosos exército africano e o maior conhecimento de magia.O termo ORIKI determina a fundação ou origem de um africano[yorubano], sendo de grande importância para se traçar a árvore genealógica. ORIKI não é um nome e sim a própria origem familiar ou totem. O real significado do termo ORIKI esta perdido no tempo,mas pode-se atribuí-lo ao principio da implantação da cultura yorubana ou nok, em 600 A.C . A maioria de um ORIKI esta ligado a algum mito,divindade ou objeto, que significa ou significou em algum tempo algo ligado a esta divindade,que por sua vez estava ligada a esta ou aquela família.Dentro dos ancestrais de família das mais altas hierarquia da cultura gege nagô, que foram por obra do destino trazidas para o Brasil,devida as corrupções de certas tribos e reinos,provocada pelo desmantelamento das culturas por meios de escabroso comércio de cativos,oriundos de guerras intertribais elaboradas pelos portugueses, sob a promessa de mútua divisão de impérios[europeus-africanos] entre as duas raças, com o objetivo de reestabelecer vários títulos,cargos,nomes,sobrenome e totens. Familiares de membros de diversas castas de grupo étnico , africanos trazidos para o Brasil, os estudiosos e pesquisadores da cultura africana resgataram aos descendentes de africanos, os nomes e palavras para auxilia-los nas pesquisas da suas raízes familiares, os nomes[LARIS]pertencem as famílias dos sacerdotes e ministros do vários Reis do grupo gege,yorubá,nagô etc..... Yorubano destacamos AFONJÁ LAIYA LOKÔ DE ILORIN, que expandiu seu méritos e atos heroícos para o Brasil e que é cultuado numa das mais respeitadas casa de candomblé da Bahia:ILÊ AXÊ OPÔ AFONJÁ!!! Afonjá morreu na batalha de ILORIN,atacado pelos fulanis,que após dez anos conseguiran sua vitória.Pelo fato de Afonjá ter morrido a permanecido de pé após levar 400 flechadas,criou-se o mito da sua imortalidade.Tal fato repetiu-se 200 anos depois, na morte da GANGAZUMA, no quilombo do Macaco,no Brasil. Os habitantes de ILORIN,prisioneiro dos fulanis,foram levados em cativeiros para a capital invasora, no entanto uma velha profecia previa que: Quando os escravos tornassem mestres, uma revolta eclodiria.Assim os yorubás, uniram-se em torno do fato e pedindo a Afonjá proteção, atacaram os fulanis,expulsando-os do território ocupado, na batalha de Pamó, mas a imagem de Afonjá crivado de flechas ficou na memória de seu povo. E isto fez surgir um culto que o tornou o orixá da justiça.simbolo de Xangô e seus descendentes foram trazidos para o Brasil, trazendo com eles seu culto e sua história.... A HISTÓRIA DE AFONJÁ , O DEUS DO SEU POVO!!!
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