domingo, 18 de setembro de 2011

NOS BASTIDORES DA RELIGIÃO....



YÁNIFÁ = titulo arcaico de IYEMONJÁ´.
 Este titulo encontra-se em um caderno escrito por um grande e antigo filho de sango chamado OBA DI MEJI , que escreveu  um livro muito bom chamado , EL MANUAL DEL ORIATE , este descendente de escravos  direciona uma historia do odu de osa oxe onde olokun doa todos os rios para as ayabas ,mas com o compromisso de que todo ebò que fizessem na terra os filhos das ayabas teriam de uma forma ou de outra chegar,até com a chuva aos  coregos e dos coregos aos rios e dos rios ate o mar onde ele seria informado de todo o bom ou mal que os filhos das ayabas fizessem na terra , em esta epoca iyemonja era a primera mulher de orunmila , este nao estava presente em casa quando varias ayabas se apresentaram querendo confirmar aquele decreto que exu havia passado para todas elas .Ao chegar em casa de orunmila so estava sua mulher ,a qual respondeu que seu marido não se encontrava ,e estaria fora por varios dias ,elas gritaram: Não podemos esperar tanto tempo nossos filhos fizeram ebós e eles tem que chegar a seu destino. assustada com as mulheres, yemonjá com tanta precisão  pegou o opele de ifa , que ela havia trazido de presente de seu pai olokun , primeiro babalawo , para orunmila , ela ,corajosamente jogou opele, este se apresentou o odu de osa oxe que confirmou o decreto de olofin confirmando o pedido de olokun,o ditado deste odu diz assim ; QUEM NAO SABE VIVER NESSE MUNDO aprende A VIVER NO OUTRO(AQUI PODEMOS VER QUEM EM CERTOS MOMENTOS DA VIDA PODEM SE QUEBRAR REGRAS), AS AYABAS GRITAVAM ELA ES IYA NI FA ,ELA É A MÃE  DE IFÁ! ,Entrou orunmila em casa e falou: sim iya nifa ,só podes atuar em casos muito urgente em minha ausencia ,onde em familias muito tradicionais com apetebis sabias na terceira idade teriam este titulo onorifiko,muito restrito e pouco funcional.
ÒBÁ  ÀKESÓN:
Ayira é um orisá de culto proprio,tanto que ele nao usa coroa e sim um capacete e seu simbolo é a chave, devido a sango tentar tomar seu reino,Aonde o rei era  ÁKESÓN pai de Ayirá. Ele usa uma lança como simbolo de respeito,mais depois da chegada de sango ao seu reino,Àkesón deixou o reinado para seu filho mais velho que era Ayira Ìntilé grande caçador e guerreiro,Aonde ele passou usar um Osé de um so lado,e passou a comer oguidí,(sopa de Feijão com quiabo),Mais por ser um orisa do branco come com òsalá.Mais ele não é osalá e come Dende e pimenta como seu pai.
São seis os caminhos de Aiyrá,.mais alguns axés só fazem  apenas 4 caminhos e dizem que os outros dois não se fazem por que é o proprio fogo. Ayrà ou Xangô Airá, (como é cultuado em candomblés no Brasil) normalmente confundido com Xangô, na verdade é um orixá próprio cultuado em Savé, que pertence à família de Xangô em Oyó, Nigéria, identificado no jogo do merindilogun pelos odu ejilaxebora , ofun e ejionilê. Este orixá veste-se de branco, tem profundas ligações com Oxalá, e é o grande homenageado durante a festa do fogo (Isire Ina Ayra) que, no Brasil.;Segundo odu de ofun iwori sango Intile é um sango que veste  branco com uma faixa marrom na cintura e representa as grandes tempestades de granizo e eletricidade na a trastofera junto com obatalá ,estas tempestades dão a volta a no planeta.Come agutan[carneiro] quando tem de ajunto yemonja e cabra quando tem  obatalá.[oxalá]

sua ferramenta é diferente dos outros...é um machado de uma lâmina só.
.OBSERVAÇÃO IMPORTANTE SOBRE O PILÃO : uma das cerimonias para consagrar o pilão de sango,pela primeira vez,,consiste em um segredo : depois de lavado  o pilão com ervas de sango , se  faz uma oferenda a qual sacrifica o ajapa e carneiro calçado e se deposita em o fundo do pilão no  qual sera dedicado para o deus do fogo e do trovão e este assentamento se faz com 6 anos ou a 12 anos de iniciado,e que ja tenha casa aberta e sango seja orisa de ori principal da casa. o sango que criou ,o ritual do pilão foi sango Agodo,.  Como Òrìs)à, Aganjú recebeu o nome de Òrìs)à E)kùn (leopardo), sendo esse nome mais conhecido como divindade em território Nigeriano, pois era muito valente, forte e causava temor, tal como o leopardo, animal que gostava de ter em sua própria casa como emblema de coragem. Seu culto é realizado independente ao de S)àngó, sacrificando carneiros, pombos, galos, entre outros animais. Seu o)tà não tem a mesma forma que o de S)àngó, suas ferramentas são distintas e se colocam em seu assentamento uma garra ou pedaço de couro de leopardo em seu assentamento. UM A RECEITA : a preparação do amala para pedir prospriedade e solução de problemas de imediato para sango ou qualquer de seus irmãos se confecciona da seguinte forma:,4kgs de inhame o qual pode ser cozidos,picados ou assados ,se faz um purê com o caldo de costela de boi ,coração de boi,i ou peito de boi,após tempera-se com 12 folhas de louro,gengibre,pimenta aterê,sal,dendê, cebola. Essa costela,coração ou carne de boi já cozidos com esse tempero ,corta-se em 6 ou 12 pedaços.Se retira o caldo e se amassa os inhames cozidos , assados,picados se faz um purê com dedê com 6 orobôs ralados e com 12 quiabos cortados em rodelas e cozinhará por 20 minutos.Ai este purê se coloca-se em uma gamela oval já preparada com farinha de mandioca no fundo(mingau),ai se coloca esse purê ou qual terá pedaços de coração,costelas ou peito de boi,já terá 12 quiabos cozidos e inteiros para adornar ao redor da gamela,fazendo se um circulo oval,fazendo-se deixando a coroa do quiabo para cima e sua ponta introduzida no amalá ,ralando 6 orobos junto com gengibre ,salpicando em todo amalá.Se este amalá fosse para prosperidade,agregar 12 bananas maças,encaixadas em pé dentro do amalá e rezar para sango,mais 12 moedas encaixadas no amalá e pedir para sango prosperidade e dinheiro.Se fosse para pedir justiça coloque 12 varetas(6 do tamanho da mão esquerda e 6 do tamanho da mão direita), sendo as varetas de arvore de sango ou oxalá .Para inimigos seria o mesmo procedimento mas com 12 pedras do quarteirão de onde mora nosso inimigo cozidas dentro do amalá, e pondo o oxe de sango encaixadas no amalá.
Esses 3 amalas para entregar ,reza-se muito,invocando sango as 4horas da manhã com a mão esquerda,pois és um fundamento essencial no momento da entrega,existe varios tipos e formas de confeccionar amalas para sango estes aqui são para aqueles que amam esse orixá e precisam da ajuda deste orixá.Existe um orixa chamada Baru (ou qualidade), que não pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em atrito com os outros. Ele é que era o valente. Quem resolvia tudo era ele . Xangô Baru era muito destemido, mas, quando ele comia quiabo, que ele gostava muito, lhe dava muita sonolência. Dormia o tempo todo! E pôr isso perdeu muitas contendas, pois quando ele acordava, já tudo tinha acabado.

Então, resolveu consultar um oluô, que lhe disse:

- Se é assim, deixa de comer quiabo.

- Eu deixar de comer o que eu mais gossto? – respondeu Xangô Baru.
- Então, fique por sua conta. Não me incomode mais! Será que a gula vai vencê- lo? - perguntou o oluô. Xangô baru foi para casa e pensou :
- Eu não vou me deixar vencer pela boca. Vou voltar lá e perguntar a ele o que faço, pois o quiabo é meu prato predileto.
E saiu no caminho da casa do oluô, que já sabia que ele voltaria. Lá chegando, disse:
- Aqui estou. Me diz o que eu vou comer no lugar do quiabo.
- Aqui neste balaio tem o que você tem que comer. São estas folhas. Você temperando como quiabo, mata sua fome – lhe mostrou o oluô.
- Folha?! – perguntou Xangô Baru.
- Sim - respondeu o oluô - Tem duas qualidades, uma se chama oyó e a outra, sanã. São tão boas e gostosas quanto o quiabo.
Xangô Baru foi para casa e preparou o refogado, e fez um angu de farinha e comeu. Gostou tanto, e se sentiu tão bem e tão fortalecido, e não teve mais aquele sono profundo. Aliás, ele se sentiu bem mais jovem e com mais força. E não ficou com a sonolência que o quiabo lhe dava. Aí ele disse:
- A partir de hoje, eu não como mais quiabo.
, Sàngó Ilufiran come carneiro. Ele passou a comer carneiro após o seu retorno do reino de Ikú, pois ele havia se suicidado. Após um pacto feito entre Ikú e Ìyá Odù, foi permitido que Sàngó voltasse à vida, pois o mundo se tornaria o caos e nada iria evoluir sem a presença de Sàngó
O carneiro até então era servido como oferenda somente aos Egún em suas diversas formas.
Sàngó voltou da morte após comer juntamente com Alápalá o carneiro que lhe fora oferecido, para que este tivesse força para atravessar o reino de Ikú e voltar a vida em forma de espírito, onde até hoje se manifesta em seus filhos. sango come codornas que é a ave para calçar o ajapa e pode usar também na iniciação de um oni sango.( iyawo de sango) junto com  a galinha de angola.


 UM DETALHE:
 O pai de obaluawe seria um obatala com o nome de BOCUN que era marido de IA BAYN; o significado de BOCUN . SERIA BOA MORTE. ,BOCUN naõ exerceria esta funçaõ, por que la no orún nao teria corpo para morrer, e esta funçaõ deu ao seu segundo filho na terra que é IKU.,pois na terra tem corpo para morrer.

Não se deve usar  MÁSCARAS em tudo que envolva os orixá pois estão relacionadas ao Culto de Gèlèdè, o Culto de Gèlèdè está associado ao Culto de Ìyámi, e isso pode gerar o nascimento de filhos abikú (aquele que nasce para morrer) ou de Emere ( com retardamentos mentais)...
àdodí  trata-se de pessoas com qualquer "distorção comportamental" e para se aprofundar nesse assunto é preciso saber a IMPORTÂNCIA" do Opa-Òsun e do Àsó-Etu cujo emblema: é o Pássaro. Mas esses espíritos também são responsáveis pelos medos e inseguranças das pessoas, provocam doenças do sangue, causam câncer, diabetes e são responsáveis por visões espirituais enganosas..., àdodí(s) é a palavra que define as pessoas que apresentam comportamentos fora dos padrões convencionais. Inclui-se nisso os homossexuais que são pessoas de “extraordinária inteligência” e são protegidas por Òsun. Esses não podem ser confundidos com pessoas que sofrem de taras sexuais.

0 comentários:

Postar um comentário