sexta-feira, 4 de maio de 2012

INICIADOS AINDA NO VENTRE.....

 

       Iniciados ainda no ventre....

Quando a mãe faz a iniciação grávida,  ela toma banho de 
ervas, come comida ritualística e recebe  o osú e, ao recebê-lo, estará ligada ao 
orixá. Essa energia de axé também vai para a criança que por isso é chamada de 
biaxé, ou seja, a que nasceu do axé, o que nasceu da força do orixá. A mulher
grávida fará obrigações específicas. Tudo o que é feito na cabeça de um iniciado e 
na cabeça de uma mulher grávida que está se iniciando também se faz na barriga 
dessa mulher. “O umbigo seria o ori e receberá o osú e a barriga também será 
pintada” e levará kêle [feito a medida da barriga da  iniciada]. Essa criança já nascerá feita no santo porque foi 
iniciada no ventre da mãe e, quando crescer, completará as obrigações,e em uma dessas obrigações a cabeça será raspada, Contudo, 
 se uma mulher que se prepara para ser iniciada 
estiver grávida, mas não desejar iniciar o filho e não quiser que o filho tenha 
ligação com o candomblé ela será aconselhada pela Mãe-de-santo a não se iniciar 
durante a gravidez porque a criança,  de qualquer forma, terá ligação com a 
religião,sem outra alternativa. Mesmo que a mãe não queira os preceitos exigidos a ela para a criança, somente porque a criança estava no ventre da mãe quando a mesma se iniciou, a criança fica comprometida com o orisá e mais cedo ou mais tarde terá que se iniciar. 
No candomblé tudo é cíclico, começa e recomeça. Por isso dançamos em 
roda. O mais velho vai puxando a roda, mas lá na frente vai o abíyàn, aquele que 
nem é feito ainda, mas sabe que, um dia, encontrará seu lugar na roda. Ainda 
assim, nem ao que tem mais tempo de iniciado é dado o direito de se gabar.  A 
humildade é fundamental. Costumamos dizer que quando ikú (a morte) passa, 
ninguém quer ser o mais velho em nada”,
Tanto para um adulto como para uma criança, o elemento mais precioso do 
terreiro é o “àse”, (força, o poder, energia). Ele realimenta e coloca todo o sistema 
religioso coletivo e a vida individualizada da pessoa em movimento.  O “àse” é 
isso: movimento. Para que o indivíduo receba o “àse”,  ele 
precisa ser iniciado, como vimos, através de rituais para que o “àse” seja 
distribuído, fixado temporariamente redistribuído a outros  seres.  Quem inicia o 
novo membro é Ìyálàse[yalorisá]ou o babalorisá.Mas todos, que são do candomblé terão que ser iniciados,pois o candomblé é uma religão de pessoas iniciadas para o orisá. Sem excessão alguma.

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