quinta-feira, 31 de maio de 2012
Pampu Njiila...a dualidade de ESÚ
Adualidade a respeito do orixá Exú se estende mais uma vez quando o assunto é Pomba Gira. Portanto, palavra "pombagira" na verdade e uma pronuncia "abrasileirada" da lingua bantu africana pombogira Pampu Nijila que por ser uma porçao mais feminina do mesmo exu africano se confindiu com a entidade feminina de exu na umbanda. Mas não são as mesma divindade.
Pampu Njiila, para a maioria do "Povo do Santo",é a porção feminina do Exú, que não deixa de ser uma divindade masculina, pelo contrário, Exú é o mais viril dos Orixas. Pampu Njiila é uma divindade Bantu, está ligada diretamente aos caminhos, estradas, fronteiras, ruas, vielas, becos, encruzilhadas, atalhos, subidas, descidas, enfim... essa Divindade está em todos os movimentos de ligação de ir e vir, de mudanças, novos rumos, recomeços e etc...
É o Senhor dos Caminos (Ngana Pambu Njila), tendo muita importância nos rumos que escolhemos para nossas vidas. Na língua KIMBUNDU, a palavra PAMBU, tem o significado de encruzilhada, atalho, fronteira e a palavra NJILA, significa caminho, estrada.Ele é o intermediário é quem faz a ligação entre os seres humanos e os outras Divindades de nossas nações religiosas. É igual ao Exú Onãm do Kêtu. Essa Divindade masculina, atua na musculatura, no tônus muscular, na potência e vigor do físico; E também no psicológico,sentimental de cada ser humano. Pampu Njiila, por se tratar de uma das "faces" do orixá Exú, também não incorpora em seus filhos.
Postado por MarcelinhO D'Xangô
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário