sexta-feira, 7 de outubro de 2011

......ALGUNS DETALHES......






Ògún Meje – ou Mejeje, aquele que toma conta das sete entradas da cidade de Irê, ligado a Exú, o guardião das casas de Ketu.
Ògún Je Ajá ou Ogúnjá como ficou conhecido – Um de seus nomes em razão de sua preferência em receber cães (só na África) como oferenda, tem ligação com Oxaguiã e Ìyemonjá .
Ògún Àmènè ou Ominí – tem ligação com Oxun, ligado aos Ijexás, sua conta é verde clara.
Ògún Lebede (Alagbede) – É o Ògún dos ferreiros, o ferramenteiro, da ancestralidade, tem ligação com Yemanjá.
Ògún Akoró – É o Ogun que usa o mariwò como coroa, sua roupa é o mariwò, toma conta da casa de Oxalá, muito ligado a Oxóssi e não come mel.
Ògún Oniré – É o título de Ògún filho de Oniré, quando passou a reinar em Ire, o Senhor de Irê.
Ogun Wàrí: é o dono dos metais dourados, ligado a Oxun, por isso o mais requintado dentre todos os Oguns.
Há vários nomes de Ògún fazendo alusão a cidades onde houve o seu culto, como Ògún Ondo da cidade de Ondo, Ekiti onde também há seu culto, etc. O orixá possui vários nomes na África como no Brasil e com isso ganha as suas particularidades e costumes. Teremos títulos em Damassá, Lonan, Oluponã, 
O único Ogum que não é raspado é Alabede Orum, no seu lugar se raspa Alabede Aiye por que o “Orum” não vira mais nos filhos, e só por isso. 
IKOLÁ: É UM OGUN SOLITÁRIO . COMO IGBIN E VESTE-SE DE VERDE ESCURO OU VERMELHO. ADORA GALOS VERMELHOS E BODES COM CHIFRES GRANDES. OGUM IKOLA, É UM OGUM QUE COME JUNTO COM OXOGUIA; YA OGUNTÉ E OBALUAE JAGUN, AS VEZES MUITO CONFUNDIDO COM OXOGUIA , SE O  ZELADOR NÃO TIVER CONHECIMENTO DESSE OGUM, ELE RASPA O IAO DO OXOGUIA..
Ogum que acompanha Oxum, este é o Waris, um Ogum ligado a Oxum sim, mas nunca um Ogum poderá vestir dourado, seu elemento é o ferro e é um Orixá originalmente ligado a agricultura por isso veste verde ou azul, e não é porque está associado a Oxum que Ele pode ou deve vestir dourado, não se pode mudar o elemento do Orixá. Imagine a Oxum ligada a Oxossi vestida de verde ou azul? seria uma total deturpação dos elementos a que pertencem ou que pertencem cada Orixá
Orixás não brigam por cabeça de ninguém, “quem somos nós”. O que ocorre é que duas energias alternadamente dividem seu ori. Caberá a sua zeladora (o) apaziguar essas energias, tomando um Obi por exemplo, restabelecer um equilíbrio central.
Quanto a Orí Meji, só exite de um mesmo Orixá, nunca jamais de Orixás diferentes. Ex: duas qualidades de Oxun podem aparecer num determinado Orí, mais a pessoa é de Oxun!Aí sim caracteriza-se Orí Meje. O que se ve é falta de esclarecimento de quem passa essas informações absurdas, afinal, Orunmilá se dispõe a apenas um caminho (Odú) para cada pessoa que nasce, o mesmo para seu Orixá, e não para dois Orixás diferentes num mesmo Orí. Quanto a Ori meje, acrescento ainda que a energia de um Orixá pode matar uma pessoa na sua plenitude em seu Orí, imagina duas energias? Alguns zeladores confundem Orixá de Ojú-Orí com Orixá Oni-Orí, como dizia o saudoso Pai Paulo da Pavuna, …Podemos nascer para um Orixá e sermos iniciado para outro… Não se caracteriza Ori-Meje.
Oxun tem orô próprio, o próprio Ipeté é um orô lindo de Oxun e Ogun tem presença no orô. Ogun Amènè ou Amenen ou Omenen, está ligado a região de Ijexá onde Oxun é padroeira, considerado Ogun Onimin-Sr. da águas, é eternamente ligado a Oxun, este sim. Determinados axés na iniciação desse Ogun, colocam dois keles, um de Oxun outro de Ogun.  Ogum Meje não tem relação com Oxossi. Ogum Okoro tem ligação com Oxossi.
, os Ogum mais próximos são Oraminã e Meje, que ambos tem fundamentos com Exú. 

0 comentários:

Postar um comentário