sexta-feira, 21 de outubro de 2011

..ASSUNTOS DO CANDOMBLÉ....

Se não me falhA a memória em um odú de ifá conta um Itan que Osun teria dado a luz a um menino que 
se chamava Akin oso,  então qual odu de ifá, teria osun dado a luz a Logunede? será Akin oso seria o verdadeiro nome de Logunedé?  odu onde nasceu akin oso ,seria odu osetuwa ou ose tura ,mais ele nao é logun ede é irmão dele, e logunedé nasce em odu de ose e odi ,ou osedi[em ifá] , filho de Erinle com Osun Iponda.      QUEM É ORUNMILÁ????
Orunmilá (do iorubá Ọrúnmìlà) é na tradição de Ilê-Ifé o primeiro companheiro e “Chefe Conselheiro” de Odùduà quando de sua chegada a Ilê-Ifé. Outras fontes dizem que ele estava instalado em um lugar chamado Òkè Igèti antes de vir fixar-se em Òkè Itaşe, uma colina em Ifé onde mora Àràbà, a maior autoridade em matéria de adivinhação pelo sistema chamado Ifá. Orunmilá é também chamado Àgbónmìrégún ou Èlà. É o testemunho do destino das pessoas e, por esta razão, é chamado Eléèrì Ìpín.
Orunmilá participa nos mitos da vida e das aventuras dos orixás e conta-se que teve relações amorosas com um certo número de divindades, como Iemanjá; Ajé, a riqueza, filha de Olókun; e Oxum. Teve ainda muitas outras mulheres, entre as quais Oşúmiléyò e Apètèbì, que é o titulo usado pela mulher do babalaô, encarregada de cuidar dos objetos de que ele se serve para fazer a adivinhação. Há ainda sua mulher Odù, cujo símbolo é Igbàdú, a cabaça de Odù.
QUALIDADES DE IYEMONJA MAE DE EXU,OGUN E OXOSSI
iyemonja iya ori
Era um casal, a mulher emprestou seu utero para nascer exu quando olodun mare soprou seu furufu sobre as aguas da terra onde surgiu a laterita e falou voce sera exu (primera criaçao) de olodunmare em aiyee, esse exu conhecido por yangui  ,mas eu  conheço também por Alosi ou Abita, primeiro exu criado , outro exu provem de uma iyemonja chamada Ala Peteku ,que junto a orunmila tiveram um filho que terminou comendo a propria mãe onde orunmila cortou em 1221 Yangui ,em os 9 espaços de orun e outra fonte de exu seria outra qualidade o caminho de iyemonja chamada de iya buruke aiyee junto com um exu que desceu junto com os 16 ogba odus chamado de okuboro do qual nasceu um exu que pode viver dentro de casa chamado de elewua ,estas tres fontes ,eu conheço de exu filho de iyemonja , assim como tambem conheço a iyemonja mae de ogun e outra qualidade chamada apa oka,(iya ubamba,ou ori sambo) que no odu de Odi kaka casou com orisa oko afefe olotiguaro ti afefe iku , aquele que marca os ori que iku deve de matar ou recolher para restituir a lama a seu devido lugar , bem se voces acreditam e aceitem a minha versão sobre porque iyemonja seria,titulada mae das cabeças em terra,pois dela nasceram muitos filhos orisa para a terra ,falarei os outros caminhos de iya ori ,que nao tem que ver com ori iwa ponto de convergencia de eleda com seu duble ori
 ;vocè sabia que todo orisa tem seu odu por, oqual orisa mostra a seu filho o conjunto de orisas que pertecem a ele e o grau espiritual que ele possue em seus igbas de orisa, e qual seria o cargo espiritual que ele venha a exercer dentro da religiao , assim como suas ervas de ase , ou nome de egun que carrega em sua vida espiritual ,e comprova se seu orisa esta certo ,em sua feitura assim como sua qualidade ?  
 a diferença entre  ososi Igbo e Erinle?, com  titulo de igbo éle era só caçador e ainda nao era babalawuo,i como também não conhecia as profundesas e secretas do poder das plantas ou qual aprendeu com ossãe, mas são o mesmo orisa, com mas titulos, e seus igbas  mudam em este contexto , pois como  Erinle ele é babalawuo e Onixegun
  voce sabia que o verdadeiro sacerdote dos babalorisa seria um oba eni ori ate? , este  tem a funçao de
a) jogar e determinhar o orisa do iyawo
b) falar para o pai de santo quais sao os ebos que deve de fazer antes da iniciação assim como as oferendas do rio
c)ensina as pinturas que leva osun do ori(pintura do orisa)
d)determina se deve de fazer sacrificios a ancestrais do iyawo, (se deve assentar ou dar de comer a egun)
f) deve de fazer o oro de asegbo ou lokua(sacrificios para o orisas) si o babalorisa assim quizer,se nao ,orientarei os animais em ordem a ser sacrificados,segundo suas hierarquias espirituais e força da ase
j) fazer o sassanhe com suas ervas respectivas dos diferentes igba que a de receber o iyawo e tira odu do lavatorio de cada igba que a de receber o iyawo
h)arruma os igbas de orisa com otas e ferramentas de cada igba que recebera o iyawo
i)ofari; preparar a cabeça ,a qual sera adoxada ou raspar a (cabeça) ori ,ate 4 dedos antes de chegar no centro da cabeça ,onde entregara a navalha para que o babalorisa termine o ato
k)prepara o adoxo com materias indicados para cada orisa e entrega pronto para o babalorisa, o qual,é assentado depois das pinturas sagradas de cada orisa
l)coloca panos de cores diferentes em cima do adoxo segundo orisas que a de receber o iyawo, e junto com demais babalorisa e igbomis cantar chamando orisa no iyawo que   ja foi adoxado  ou rezara oriki e aduras, assim como orin, ate este manifestar-se
m)fara ou nhamgale é començar o atos de itá(tirar odu) de cada igba que recebeu o iyawo,estes seram anotados ou gravados para o conhecimento do iyawo ,ali tera seus odus e o conteudo deles bem explicados oqual deve seguir ,as orientações para o resto da vida,assim como futuros igbas que a de receber futuramente, isso são os deveres de um oba eni oriate dentro do quarto de orisa(roncó]
 voce sabia que Ayira é um orisá de culto proprio,tanto que ele não usa coroa e sim um capacete e seu simbolo é a chavé,mais devido a sango tentar tomar seu reino,Aonde o rei era Àkesón pai de Ayirá,Ele usa uma lança como simbolo de respeito,mais depois da chegada de sango ao seu reino,Àkesón deixou o reinado para seu filho mais velho que era Ayira Ìntilé grande caçador e guerreiro,Aonde ele passou usar um Osé de um so lado,e passou a comer oguidí,(sopa de Feijão com quiabo),Mais por ser um orisa do branco com òsalá.Mais ele não é osalá e come Dende e pimenta como seu pai.
São seis os caminhos de ayira.mais apenas 4 caminhos se faz pois os outros dois não se faz por que é o proprio fogo.
voce sabia que o unico orisa que se tornou em egun foi sango obakoso(elufiran??),ele  teve o previlégio de voltar do reino dos mortos
 falar sobre  airá intilé?
;segundo odu de ofun iwori s intile é um airá que veste de branco com uma faixa marrom na   cintura e repressenta as grandes tempestades de granizo e eletricida na troposfera estas tempestades daõ a volta no planeta ,come agutan[carneiro] quando tem de ajunto yemonja, come cabra quando o tem de ajunto um oxalá ...e um machado de uma lâmina só.
voce sabia que o pai de obaluawe seria um obatala com o nome de BOCUN que era marido de IA BAYN? o significado de BOCUN . SERIA BOA MORTE NO ORUN ,BOCUN naõ exerceria  esta funçaõ por que ela não teria carpo para morrer, e esta funçaõ passou a exercer seu segundo filho na terra que é IKÚ.
 QUEm É ajaká? este orisa FOI um dos causante do golpe de estado de sango Oba Koso(elufiran)juNto com  Afonja, os quaIS se juntaram e impediram o retorno ao trono de Olufiran em sua volta da conquista de dajome , uma guerra entre familia a qual duro por maIs de 7 anos,a qual terminou em derrota  para Oba Koso, dando , poder entre os descendentes de Oronian,....
A cerimonias para consagrar a primeira vez o pilão para Sango , conhecido como o PILÃO DE SANGO,consiste em que depois de lavado o pilão com ervas de sango ,se faz uma oferenda a qual sacrifica um ajapa e carneiro calçado e se deposita no  fundo do pilão no  qual sera dedicado para o deus do fogo e do trovão e este assentamento se faz com 6 anos ou a 12 anos de iniciado,e que ja tenha casa aberta e sango seja orisa de ori principal da casa .O pilão é de  Sango Agodo
 A avó materna de Sango, é conhecida por iyamasemale ,yemowou ou Ya odu,ela  que atraves da força de eleye tras de volta a seu neto sango do reino dos mortos, em ou odu de ogbe osa
 voce sabia que as iyamins ,são cultuadas em tres caminhos? a funfun[branca] ,tem 3 funções:,neutralizar o mal ,parar as guerras, e fazer o bem, a dudu,pretas, desempenha o seu papel importante, sobretudo á noite, quando todo seu espaço pertence a ELEIYE, que são as AJÉ transformadas em pássaros do mal, como Agbibgó, Elùlú, Atioro, Osoronga, dentre outros, nos quais se transforma A AJÉ-MÃE, mais conhecida por IYAMI OSORONGA. Trazidas ao mundo pelo odu Osa Meji, as AJÉ, juntamente com o ODU OYEKU MEJI, formam o grande perigo da noite. Eleiye voa espalmada de um lado para o outro da cidade, emitindo um eco que rasga o silêncio da noite e enche de pavor os que a ouvem ou vêem. Todas as precauções são tomadas. Se não se sabe como aplacar sua fúria ou conduzí-la dentro do que se quer, a única coisa a se fazer é afugentá-la ou esconjurá-la, ao ouvir o seu eco, dizendo Oya obe l'ori (que a faca de Iansã corte seu pescoço), ou então Fo, fo, fo (voe, voe, voe). Em caso contrário, tem-se que agradá-la, porque sua fúria é fatal. Se é num momento em que se está voando, totalmente espalmada, ou após o seu eco aterrorizador, dizemos respeitosamente A fo fagun wo'lu ( [saúdo] a que voa espalmada dentro da cidade), ou se após gritar resolver pousar em qualquer ponto alto ou numa de suas árvores prediletas, dizemos, para agradá-la Atioro bale sege SEGE ([saúdo] ATIORO que pousa elegantemente) e assim uma série de procedimentos diante de um dos donos do firmamento à noite. Mesmo agradando-a não se pode descuidar, porque ela é fatal, mesmo em se lhe felicitando temos que nos precaver. Se nos referimos a ela ou falamos em seu nome durante o dia, até antes do sol se pôr, fazemos um X no chão, com o dedo indicador, atitude tomada diante de tudo que representa perigo. Se durante à noite corremos a mão espalmada, à altura da cabeça, de um lado para o outro, afim de evitar que ela pouse, o que significará a morte. Enfim, há uma infinidade de maneiras de proceder em tais circunstâncias. Existem também feiticeiros entre os homens, os OXÔ, porém seriam infinitamente menos virulentos e cruéis que as AJÉ (feiticeiras).
IYAMI OSHORONGÁ está sempre encolerizada e sempre pronta a desencadear sua ira contra os seres humanos. Está sempre irritada, seja ou não maltratada, esteja em companhia numerosa ou solitária, quer se fale bem ou mal dela, ou até mesmo que não se fale, deixando-a assim num esquecimento desprovido de glória. Tudo é pretexto para que IYAMI se sinta ofendida.  É preciso muito cuidado com elas. E só Orunmilá consegue acalmá-las.

sango Obari?? me ensinaram os  mas velhos  que este sango pertence a familia de sango Aganju  e é considerado um aira,também seu oro de feitura fazem atraves das pinturas de aganju e come cabrito castrado.
  Aganjú é filho de Ajaká, portanto sobrinho de Sàngó.
Como Òrìs)à, Aganjú recebeu o nome de Òrìsà Ekùn (leopardo), sendo esse nome mais conhecido como divindade em território Nigeriano, pois era muito valente, forte e causava temor, tal como o leopardo, animal que gostava de ter em sua própria casa como emblema de coragem. Seu culto é realizado independente ao de Sàngó, sacrificando carneiros, pombos, galos, entre outros animais. Seu otà não tem a mesma forma que o de Sàngó, suas ferramentas são distintas e se colocam em seu assentamento uma garra ou pedaço de couro de leopardo em seu assentamento. Aganjú é o Òrìsà patrono das regiões selvagens como o leopardo, dos vulcões e explosões causadas pelo mesmo, devido a ter empregado o uso da pólvora em seu reinado.
Em fim, Aganjú o grande imperador de Oyó, de Ègún à Òrìsá. O ENSINAMENTO QUE RECEBI DE minha yalorisá
SANGO TEVE 2 COROAS, 1 DE HERANÇA DO REINO DE NUPE, A OUTRA DO GOLPE DE
ESTADO QUE ELE DEU NO REINO DE  ORONIYAN, TOMANDO A COROA DE SUA IRMA
DADA BAYANI QUE FOI A PRIMEIRA DESENDENTE DE ORONIAN. xangõ come carneiro?? Sim, Sàngó Olufiran come carneiro. Ele passou a comer carneiro após o seu retorno do reino de Ikú, pois ele havia se suicidado. Após um pacto feito entre Ikú e Ìyá Odù, foi permitido que Sàngó voltasse à vida, pois o mundo se tornaria o caos e nada iria evoluir sem a presença de Sàngó.
O carneiro até então era servido como oferenda somente aos Egún em suas diversas formas.
Sàngó voltou da morte após comer juntamente com Alápalá o carneiro que lhe fora oferecido, para que este tivesse força para atravessar o reino de Ikú e voltar a vida em forma de espírito, onde até hoje se manifesta em seus filhos.
 s Codornas é a ave para calçar o ajapa e pode ir tambem na  iniciação de um oni sango.( iyawo de sango) junto com a dangola.
Sàngó é mais antigo que Aganjú, pois Aganjú nasceu após o casamento de Ajaká que se deu depois de ser exilado por Sàngó da cidade de Òyó .As pombas que são oferecida a xangô quem recebe é  baba ogue, um obatala , com o qual sango fez um pacto.
o cachorro de sango se chamava sukoko e foi dado como presente por ogun alabede e sua função era de carregar o pilão de sango ,quando ele saia en batalha ,era da cor preta e ele  lo vestia de pano vermelho ,bordado de buzios, prova  esta em o livro do pierre verje :Os Orisa...
O filho de Oya com Sàngó não era Egungun e sim Egún Arale, ele era filho de dois Ebora, Sàngó e Oya
Esse foi o início do culto aos Egún Arale na terra, conhecido como Culto aos Ancestrais.


O primeiro Egungun veio do Òrun, porém não me recordo o nome no momentO. Ele desceu do Òrun por um Igi Ope e foi ali que criou sua primeira vestimenta, ele chegou ao àiyé juntamente com Òrúnmìlà.







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