sábado, 25 de junho de 2011

ALGUMAS OBSERVAÇÕES.....

O verdadeiro DEBURU é feito com milho vermelho ( de galinha ).


- Todos os animais são cortados pelas juntas.


- SÀNGÓ sò come quente.


- Todas as obrigações leva flores, frutas e doces.


- Todos os Òrìsás comem ACARAJÉ


- O ACARAJÉ para ÒSUN ÒPARÀ é feito no azeite doce.


- O ÌGBÍN tem que ser calçado com frango.


- AYRÀ é um ÒRÌSÁ e não uma qualidade de SÀNGÓ.


- ÒNIRA é um ÒRÌSÁ e não uma qualidade de OYA.


- Tudo para o santo tem que ser lavado no ABÓ.


- A gamela para SÀNGÓ é redonda, e para AYRÀ é oval.


- ÀIYÉ é a terra em que vivemos.


- ÒRUN é o "céu ".


- IMONLÈ - espíritos.


- ÀSE - poder.


-ÈÈWÒ - proibição ( kizila ).


- OLÓÒRUN - uma das denominações de OLODUMARÈ, o Deus Supremo.


- ÒSÓÒSÍ não leva mel de abelhas.- ÒÒSÀÀLÀ e AYRÀ não levam sal nem azeite de dendê.


- A cabeça do animal leva a boca / bico. Irá relatar no ÒRUN as nossas necessidades e os nossos pedidos;


- Os pés dos animais são para caminhar ( dar caminho ao ODU );


- Os olhos devem ser cobertos na hora do sacrifício, para que não levem a nossa imágem;


- As penas do peito é para nossa proteção;


- As penas são para voar, no sentido de transpormos nossas dificuldades na vida;


- A cauda é para nos dá o leme, o equilíbrio, a direção na vida;


- O sacrifício do pombo é para dotar-nos da habilidade de voar por sôbre os perigos;


- O do peixa é para amenizar os sofrimentos. Na hora do sacrifício pedir sorte, fartura e prosperidade;


- Ao sacrificar o ÌGBÍN, pedir paz, harmonia e afastar dos perigos;


- O OBI representa a interrelação de amizade, o pacto de comunidade entre o IYAÓ, o zelador e o ÒRÌSÀ. Significa a vida;


- O DENDE suavisa a ira das divindades;


- O ATAREM é para dar força;


- Oferendas: Após a de ÈSÙ, a primeira será para ÒGÚN, mesmo que o IYAÓ não seja seu filho;


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