O verdadeiro DEBURU é feito com milho vermelho ( de galinha ).
- Todos os animais são cortados pelas juntas.
- SÀNGÓ sò come quente.
- Todas as obrigações leva flores, frutas e doces.
- Todos os Òrìsás comem ACARAJÉ
- O ACARAJÉ para ÒSUN ÒPARÀ é feito no azeite doce.
- O ÌGBÍN tem que ser calçado com frango.
- AYRÀ é um ÒRÌSÁ e não uma qualidade de SÀNGÓ.
- ÒNIRA é um ÒRÌSÁ e não uma qualidade de OYA.
- Tudo para o santo tem que ser lavado no ABÓ.
- A gamela para SÀNGÓ é redonda, e para AYRÀ é oval.
- ÀIYÉ é a terra em que vivemos.
- ÒRUN é o "céu ".
- IMONLÈ - espíritos.
- ÀSE - poder.
-ÈÈWÒ - proibição ( kizila ).
- OLÓÒRUN - uma das denominações de OLODUMARÈ, o Deus Supremo.
- ÒSÓÒSÍ não leva mel de abelhas.- ÒÒSÀÀLÀ e AYRÀ não levam sal nem azeite de dendê.
- A cabeça do animal leva a boca / bico. Irá relatar no ÒRUN as nossas necessidades e os nossos pedidos;
- Os pés dos animais são para caminhar ( dar caminho ao ODU );
- Os olhos devem ser cobertos na hora do sacrifício, para que não levem a nossa imágem;
- As penas do peito é para nossa proteção;
- As penas são para voar, no sentido de transpormos nossas dificuldades na vida;
- A cauda é para nos dá o leme, o equilíbrio, a direção na vida;
- O sacrifício do pombo é para dotar-nos da habilidade de voar por sôbre os perigos;
- O do peixa é para amenizar os sofrimentos. Na hora do sacrifício pedir sorte, fartura e prosperidade;
- Ao sacrificar o ÌGBÍN, pedir paz, harmonia e afastar dos perigos;
- O OBI representa a interrelação de amizade, o pacto de comunidade entre o IYAÓ, o zelador e o ÒRÌSÀ. Significa a vida;
- O DENDE suavisa a ira das divindades;
- O ATAREM é para dar força;
- Oferendas: Após a de ÈSÙ, a primeira será para ÒGÚN, mesmo que o IYAÓ não seja seu filho;
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