quinta-feira, 16 de junho de 2011

ORÔ PIPÁ..[SACRIFICIOS]

Ritualística do Bicho de 4 Pés


O animal de 4 patas depois de lavado as partes consideradas sujas é conduzido, puxado por uma corda forte, a mesma que será enrolada no seu focinho entoando-se a cantiga :


Mo rúbó
Mo rúbó sè
Mo rúbó
Mo rúbó o


Seguidamente ofereça a folha de aroeira ou goiabeira ao animal cantando:


Eran orisà
Orisà ko be re o
Eran orisà
Orisà ko be re o o


Assim que o animal pegar a folha canta-se:


O dì gaingan
O dì gan o


O dì gaingan
O dì gan o


Para saudar o animal tocando em sua cabeça ( significa que o animal irá morrer ao invés da pessoa, uma espécie de troca) canta-se:


Ago bó ni je
Alá foríkan
Alá foríkan gbogbo o
Ago bó ni je
Alá foríkan
Alá foríkan àiyé


Após retirada a corda será cortada em partes iguais canta-se:


Dide ko sa le ni dahome
Kò sí ni dide okùn o 


Cortando os esés do quadrupede:


Bate-se com o obé nas juntas antes de cortar cantando:


A sinsé
Esé koma se hun
A sinsé
Esé koma se hun


Temperando a matança


Epô pupa (dendê)


Epo oju  oju oloja      
Epo oju oju oloja
Epô


Oyn (mel)


Mara in e Mara oyn    Mara in e Mara oyn
Dundun mama niwa lase
Mara in e ni  mara oyn


Oti (Moscatel ou cachaça)


Mara in a Mara oti o  (moscatel)                 
Mara in e Mara oti o
Dundun mama niwa lase
Mara in ni mara oti o


Yó (sal)


Iyó iyó lojé                 
Iyó
Iyó lojé iyó


Omitoro (agua de akasá)


kilofo mo re              
omitoro
kilofo mo re
omitoro


Espargindo aluwá cante :B’atisofere
B’atisofere
Nje  akikan b’atisofere


Jogando água em cima da matança e igbás:


T’omi npa kun
Tete  omi agba jo ni npa awo
Tete omi agba jô ni npa ejo 
t’omi npa kun


Cantando para tirar as penas das aves


Egan gbobo bo wa yeye
Egan gbobo bo wa o
Egan gbobo bo wa yeye
Egan bo gbobo o


Cantando para cortar as partes das aves 


Eran gbobo bo wa yeye
Eran gbobo bo wa o
Eran gbobo bo wa yeye
Eran bo gbobo o


Arriando diante do igbá orisa as partes cortadas em cima do couro do cabrito ou cabra canta-se :


Awa kaforican  eran  moba  
E kopanije
Awa forican  
Awa  kaforican   Oderan


Apresentando o ori do quadrúpede, cruze o obé sobre o ori deste e ao levantar o ori cante :


Ogege mona ti biri ti ori o dide mona ti biri ti 
Ogege mona ti biri ti ori o dide mona ti biri ti 


Ao descer o ori cante :


Ogege  mona ti ri ma ori o dide mona ti ri ma
Ogege  mona ti ri ma ori o dide mona ti ri ma


NOTA IMPORTANTE


Por que Osoosi não aceita cabeças
Osoosi deu uma Grande festa na cidade em comemoração a uma Grande Caçada Vitoriosa, Matou um Boi. A Carne todos comeram, quanto a cabeça ele colocou num alguidar a Porta do seu palácio. Durante os festejos, estavam presentes todos os Orixás. Os Bandidos da Aldeia vizinha souberam do que estava ocorrendo e ficaram a espreita aguardando o momento para assaltar a cidade. Mas quando chegaram na porta do Palácio de Odé a cabeça do boi mugiu avisando a presença dos bandidos. Estes foram pegos e a Cidade salva do saque. Os bandidos foram mortos e a festa continuou, daquela data em diante, osoosi, em consideração a aquele animal exigiu que não se oferecesse cabeças em seus sacrifícios e cultuou o Boi como animal Sagrado. 
Por este motivo os Oris dos bichos de osoosi deverão ir para o mato, no caso do coelho e do bode, não se canta a cantiga de oferecimento da cabeça, ela deve ser despachada imediatamente.

Oro Npá
(Oro Ejé)


Outras Cantigas de Oroô Ejé


Etú (Galinha D’angola)
O primeiro bicho a ser sacrificado no ori do iniciado em todo oro de feitura  ou obrigação será sempre a etú (d’angola), pois só esta é quem faz santo e sacraliza o ritual, portanto, deverá ser o primeiro bicho a ser imolado, entoe:


Baba a bi a bi etú konken  (bis)


Na cantiga acima se apresenta à galinha, na cantiga abaixo se sacrifica à galinha:


Kuen kuen kuen
Baba bi a bi etú
Kuen kuen kuen 
Baba bi a bi oro
Kuen kuen kuen
Baba bi a bi etú
Kuen kuen kuen 
Baba bi a bi oma


Entoa-se a cantiga abaixo quando a etú desfalece:


Eran gbobo
Orisa fefe etú 
Eran gbobo
Orisa fefe etú o


Ajapá (Cágado)
Ajapá (Cágado)
o ajapá que terá sido lavado antecipadamente e passado no ajebó que se encontra ao lado do igbá de Sango.
Com uma cordinha de palha cante para que o ajapá ponha o ori para fora, entoe:


Ori Dada
Asé kopa
Gbe na ò
Asé kopa
Araiye
Asé kopa
Gbe na ò
Baba


Obs: Neste momento acima um Ogã toca alujá com aguidavis no casco do ajapá.


Assim que ele tiver posto o ori para fora laça-se com uma cordinha trançada de palha da costa, puxa o nó (forquilha) e dê inicio ao sacrifício, entoe :


Oba Oba lasé Oba
Oba toto bi aro
Obá Obá lasé Obá
Obá Sango Afonjá
Oba Oba lasé Oba


iyelé (Pombo)
Eiyelé  un aja dié
Olowo oju ma wa
Oju npá 
Npá ra sé
Olorun
Olowo oju ma wa
Ago ala
Olorun ibase
Olowo oju ma wa


Agutan (Carneiro)
Agbo agbo agutan Ogun palaso
Tibi kan




copando o veado, o porco  e as Caças em Geral para Odé :
Opo tun
Ojare
Osi e m’afa r’ode
Opo tun
Ojare
Osi e m’afa r’ode


Obs: Essa mesma cantiga acima serve-nos quando vamos castrar um animal, substituímos o trecho Osi e m’afa r’ode  pelo nome do orisá para quem estamos castrando o bicho.


Pepeye (Pato)
Pepeye jan  pepe 
Eru  dandan
Pepeye jan  pepe


Eru  dandan
Eru ade o...
Pepeyé padê l´odo
Eru ade o
Pepeyé padê l´odo
Eru ade o...          
Ejá (Peixe)
Ejá mogbá
Mogbá
Bori eni
Ejá mogbá
Mogbá
Bori ejé






                                                                                                     



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