terça-feira, 19 de outubro de 2010

.....FALANDO DE AIYRÁ......






 













Quantas Qualidades de Aira Existe?Segundo ensinamentos dos meus agbas existem seis qualidades: Igbonã, Intilé,  Osi, Imodê e Ipelê, mas vamos falar de três que são mais cultuados vamos detalhar IBONÃ, [AJÁ]OSI E INTILÉ:


Airá Ibonã


É considerado o pai do fogo, tanto que na maioria dos terreiros, no mês de junho de cada ano, acontece a fogueira de Airá, rito em que Ibonã dança acompanhado de Iansã, pisando as brasas incandescentes. Conta o mito que Ibonã foi criado por Dadá, que o mimava em tudo o que podia. Não havia um só desejo de Ibonã que Dadá não realizasse. Um dia Dadá surpreendeu Ibonã brincando com as brasas do fogão, que não lhe causavam nenhum dano. Desde então, em todas as festas do povoado, lá estava Airá Ibonã, sempre acompanhado de Iansã, dançando e cantando sobre as brasas escaldantes das fogueiras.Nessa qualidade, os seguidores de Airá têm espírito jovem, perigoso, violento, intolerante, mas são brincalhões, alegres, gostam de dançar e cantar.


Airá Intilé


É o filho rebelde de Obatalá. Airá Intil, foi um filho muito difícil, causando dissabores a Obatalá. Um dia, Obatalá juntou-se a Odudua e ambos decidiram pregar uma reprimenda em Intilé. Estava Intilé na casa de uma de suas amantes, quando os dois velhos passaram à porta e levaram seu cavalo branco. Airá Intilé percebeu o roubo e sabedor que dois velhos o haviam levado seu cavalo predileto, saiu no encalço. Na perseguição encontrou Obatalá e tentou enfrentá-lo. O velho não se fez de rogado, gritou com Intilé, exigindo que se prostrasse diante dele e pedisse sua benção. Pela primeira vez Airá Intilé havia se submetido a alguém. Airá tinha sempre ao pescoço colares de contas vermelhas. Foi então que Obatalá desfez os colares de Airá Intilé e alternou as contas encarnadas com as contas brancas de seus próprios colares. Obatalá entregou a Intilé seu novo colar, vermelho e branco. Daquele dia em diante, toda terra saberia que ele era seu filho. E para terminar o mito, Obatalá fez com que Airá Intilé o levasse de volta a seu palácio pelo rio, carregando-o em suas costas. Nesta qualidade, Airá Intilé dá a seu devoto um ar altivo e de sabedoria, prepotente, equilibrado, intelectual, severo, moralista, decidido.
Airá Osi É o eterno companheiro de Oxaguiã. Um dia, passando Oxaguiã pelas terras onde vivia Airá Osi, despertou no jovem grande entusiasmo por seu porte de guerreiro e vencedor de batalhas. Sem que Oxaguiã se desse conta, Airá trocou suas vestes vermelhas pelas brancas dos guerreiros de Oxaguiã, misturando-se aos soldados do rei de Ejibô. No caminho encontraram inimigos ao que Osi, medroso que era, escondeu-se atrás de uma grande pedra. Oxaguiã observava a disputa do alto de um monte, esperando o momento certo de entrar nela, mas, para sua surpresa, percebeu que um de seus soldados estava de cócoras, escondido atrás da pedra. Sorrateiramente Oxaguiã interpelou seu soldado e para sua surpresa deparou-se com Airá que chorava de medo, implorando seu perdão, por haver enganado o grande guerreiro branco. Oxaguiã, por sua bondade e sabedoria, compadeceu-se de Airá Osi. No entanto, como punição pela mentira de Airá, decidiu que naquele mesmo dia o jovem voltaria à sua terra natal vestindo-se de branco e nunca mais usaria o escarlate, devendo dedicar-se a arte da guerra para poder seguir com ele em suas eternas batalhas.Os filhos de Airá Osi são considerados jovens guerreiros, lutam pelo que querem, mas as vezes deixam-se enganar pela impetuosidade. São calmos, não tidos a trabalhos intelectuais, são amorosos, alegres e sentimentais.














Como falei anteriormente, o Orixá Airá era associado à Xangô, devido ao culto ser muito parecido, porém na Àfrica, seu templo principal ficava em Dassa Zoumé em Vedji perto ao de Sanponná,outra lenda diz que seu templo era em Savé. E segundo Verger existe aí uma contradição, onde na Africa alguns dizem que  ele é originário da região de Eyo (Oyo), e outros de Abomé, onde era confundido com Hevioso. Era definido como 'Aquele que relampeja quando cai a chuva'".  Contudo, foi fundamental para a sobrevivência do culto ao orixá, essa associação. Algumas particularidades como não usar dendê no culto ao orixá, isso devido ao fato da sua estreita relação com Oxalá e o uso da gamela redonda, que o diferencia de Xangô. Não deixando de esquecer o  vermelho e o branco, marcante em suas roupas. Em terras brasileiras, foi sincretrizado como São Pedro, pois segundo a mitologia cristã, ele é o guardião das portas do céu. Não sei o certo se é devido a esse sincretismo que alguns filhos de Aira, usam o Oxê (Machado de dois gumes) e a Chave, que é o símbolo de São Pedro.Em seus rituais sempre é usado a cor prata em suas aparamentas, pois como já disse é outra alusão a sua ligação a Oxalá.
Fogueira de Aira
O Ritual da Fogueira de Aira, realmente é algo muito significativo dentro do candomblé, pois ao contrário de que muito gente pensa, não é só fazer uma fogueira comum. As que são oferecidas ao orixá, é devidamente preparada, recebe axé...Temos que resgatar esses rituais, para não perdermos mais uma coisa tão importante. Em volta da fogueira dançam, toda a família de Xangô e Oyá, que não pode faltar, não é mesmo?...
...Em momentos difíceis eu  ofereci dois amalás, um branco [azeite  doce]outro vermelho[azeite de dende] e a resposta foi quase que imediata...KaoKabiesilê...ou Airalêeee!!!!












São muitas as invocações ou qualidades de Aiyrá, que, se juntam às outras tantas de Xangô. Em diferentes países e regiões da diáspora africana em que a religião dos orixás sobreviveu e prosperou, há diferentes variantes das qualidades dos orixás, pois cada grupo, geograficamente isolado, ao longo do tempo, acabou por selecionar esta ou aquela passagem mítica do orixá.
Muitas foram esquecidas, outras ganharam novos significados.
Cada qualidade é representada por diferentes cores e outros atributos, de modo que, pelas vestes, contas e ferramentas, ritmos e danças, é possível identificar a qualidade que está sendo festejada, principalmente no barracão de festas dos terreiros.
Não só por esses aspectos, mas também pelas oferendas votivas e pelos animais que são sacrificados em favor da divindade.
O culto se multiplica, o poder de Xangô se expande. Faces diferentes para outras faces. Diz um oriki:

Òlò áwá la wulú
Olodó òlò odó
Oyá walé ni ilè Irá
Sangò walé ni Kosó.

Senhor do som do trovão
Senhor do pilão
Oiá desaparece na terra de Irá
Xangô desaparece na terra de Kossô





r




















































0 comentários:

Postar um comentário