segunda-feira, 25 de outubro de 2010

...FALANDO DO ORISÁ LOGUM EDÉ


e
Logun-Edé, ARGUÉTIPO DE FILHOS DE LOGUN EDÉ:Desembaraçado, move-se com graça, elelegãncia e refinamento. Tem muita sorte na vida; seus amigos em geral são pessoas da alta sosociedade, com quem ele convive com muita dignidade. Ciumento e sedutor chama a atenção de ququalquer um. Superimaginativo destaca-se nas artes em geral, como música, teatro e dança. É adadmirado por sua suavidade, inteligência e sensibilidade.
Seus simbolos são o erukeré e um abebé (espelho). Dizem os mitos que sendo Osossi e Osun extremamente vaidosos, não puderam viver juntos, pois competiam pelo prestigio e admiração das pessoas e terminaram separando-se.
YBUALAMO

É velho e caçador. Come nas águas mais profundas. Conta um mito que YBUALAMO é o verdadeiro pai de LOGUNEDE. Apaixonado por ÒXÚN e vendo-a no fundo do rio, ele atirou-se nas águas mais profundas em busca do seu amor.
Sua vestimenta é azul celeste, como suas contas. Come com OMOLU AZOANI. Usa um capacete feito de palha da costa e um saiote de palha. Conta-se que um grande caçador entrou na mata com seu filho, LOGUNEDE, ensinando-lhe a arte de caçar e manejar o arco e a flecha, Após inúmeras caçadas, LOGUN sentou-se embaixo de uma árvore para descansar.  
Eis que o Òrixá OMOLÚ vendo aquNessa árvore pousou um pássaro e ÒXÓÒSÌ preparou sua arma e atirou. Acertou em cheio pássaro e, também, uma colméia de abelhas. Elas foram cair justamente sobre a cabeça de LOGUNEDE, que sem ter como se defender foi picado. ÒXÓÒSÌ vendo o desespero do filho correu a acudi-lo, sendo mordidas várias vezes. Conseguindo fugir, deitou seu filho em folhas frescas e, sem saber o que fazer pôs-se a chorar.
ilo, parou e apiedou-se do estado de LOGUNEDE, pois, a criança estava morrendo. OMOLÚ tirou de sua capanga água de cana e gengibre, pilou e aplicou sobre os ferimentos, aliviando as dores. Após isto, fez o mesmo com ÒXÓÒSÌ, curando-o completamente. ÒXÓÒSÌ então lhe disse: Senhor dos aflitos ponho o meu reino a seus pés e toda a minha caça que daqui por diante eu conseguir, comeremos juntos. OMOLÚ agradeceu e seguiu seu caminho. Então ÒXÓÒSÌ jurou que nunca mais comeria o mel, pois, o mel o faria lembrar todo o sofrimento seu e de seu filho. Por isso ÒXÓÒSÌ não leva mel e LOGUNEDE é lavado com açúcar mascavo e gengibre. Toda pessoa de LOGUN tem que assentar AZOANI. Tem que ter um pedaço de colméia para quando LOGUN chegar, depois se enrola num murim e joga-se no rio. Também é proibido aos filhos de LOGUN comerem palmito, fígado de boi e caça.

Um dia Oxum Ipondá conheceu o caçador Erinlé e por ele se apaixonou perdidamente, mas Erinlé não quis saber de Oxum. Oxum não desistiu e procurou um babalaô, ele disse que Erinlé só se sentia atraído pelas mulheres da floresta, nunca pelas do rio, Oxum pagou o babalaô e arquitetou um plano: embebeu seu corpo em mel e rolou pelo chão da mata. Agora sim, disfarçada de mulher da mata, procurou de novo o seu amor. Erinlé se apaixonou por ela no momento em que a viu, um dia, esquecendo-se das palavras do adivinho, Ipondá convidou Erinlé para um banho no rio, mas as águas lavaram o mel de seu corpo e as folhas do disfarce se desprenderam, Erinlé percebeu imediatamente como tinha sido enganado e abandonou Oxum para sempre, foi-se embora sem olhar para trás. Oxum estava grávida, deu à luz Logum Edé, ele é metade Oxum, a metade rio, e é metade Erinlé, a metade mato, suas metades nunca podem se encontrar e ele habita num tempo o rio e noutro tempo habita o mato, com o ofá, arco e flecha que herdou do pai, ele caça, no abebé, espelho que recebeu da mãe, ele se mira. AS características de Logun Edé não pertencem nem a Oxum nem a Oxóssi. Na verdade, ele reúne o arquétipo de ambos , mas de forma superficial. A superficialidade é a marca dos filhos de Logun Edé, porque eles, ao contrário dos filhos de Oxóssi e de Oxum não têm certeza do que são nem do que querem. As qualidades de Oxum e de Oxóssi se amenizam em Logun Edé, mas,em compensação, os defeitos se exacerbam. Dessa forma, os filhos de Logun Edé são extremamente soberbos arrogantes e prepotentes.Mas algo não se pode negar: os filhos de Logun Edé são bonitos e possuem olho de gato, algo que atrai e repele ao mesmo tempo. São do tipo ‘bonitinho mas ordinário’. São mandões, os donos da verdade, os mais belos, cujo ego não cabe em si. Melhor não lhes fazer elogios em sua presença, a não ser que queira ver sua imensa cauda de pavão abrindo-se em leque.Quando têm consciência de que conseguem controlar seus defeitos, os filhos de Logun Edé tornam-se pessoas muito agradáveis.Os filhos de logum edé são de rara beleza!

Apesar de sua história, é preciso esclarecer que Logun Edé não muda de sexo a cada seis meses. Logun Edé é um orixá de contradições; nele os opostos se alternam, é o deus da surpresa e do inesperado.

Na Nigéria, a cidade de Logun Edé chama-se Ilesa e é uma das mais ricas e próspera. Para recuperar um pouco de sua história é preciso voltar à sua cidade, onde encontram-se seu palácio e seus principais sacerdotes.

Na África negra, dizem que Logun Edé seria na verdade Ólòlún Ode - o guerreiro caçador-, o maior entre todos os caçadores, pai de todos eles, inclusive de Oxóssi. E se observar-mos a cantiga de Oxóssi, veremos que expressão Omo ode, ou seja, filho do caçador, é constante.
Omo Ode l’oní, omo Ode lúwàiyé
Omo Ode l’oní, omo Ode lúwàiyé.

O filho do caçador é o senhor,
O filho o caçador é o senhor da Terra.    Todavia, não podemos desconsiderar o processo cultural que deu origem ao Candomblé e as diferenças fundamentais que existem entre os cultos aos orixás no Brasil e na África. O Candomblé é um ‘resumo de toda a África mística’. Muitos deuses que na África mantinham a sua autonomia, no Brasil foram reunidos em um único orixá e divididos em diversas qualidades.

Oxum Yéyé Ipondá e Odé Erinlé são, respectivamente, as qualidades de Oxum e Oxóssi que se consideram os pais de Logun Edé. Nós brasileiros sabemos cultuar orixá muito bem, já adquirimos tradição própria que difere, evidentemente, da africana. No Candomblé brasileiro, Oxóssi e Oxum são os pais de Logun Edé, um deus único que encontra em sua paternidade uma forma de existir e residir, pois seu culto se mantém até hoje e é cada vez mais crescente no Brasil. Depois há quem diga na África que Logun Edé é, na verdade, uma altiva versão masculina da própria Oxum:

Lógunèdé? Òsun ni!

lógunèdé? osum é!!!
A história revela que Oxóssi, feliz pelo filho vindouro, declarou a Oxum o seu amor e pediu a ela posse do menino:

-Oxum, por amor a você, quero que Logun Edé fique comigo, vou ensiná-lo a caçar. Comigo ele aprenderá os segredo da floresta.

Mas Oxum também amava Logun Edé e por maior que fosse seu amor por Oxóssi ela não poderia separar-se de seu filho então declarou:

-Logun Edé viverá seis meses com sua mãe e seis meses com o seu pai, comerá do peixe e da caça. Ele será Oxóssi e será Oxum, mas sem deixar de ser ele mesmo, Logun Edé: uma princesa na floresta e um caçador sobre as águas!
Silêncio!
Permaneçam em silêncio,
Ele é o caçador.
Senhor orixá afogue-me, não me fira,
Afogue-me com o entendimento do culto,
Orixá caçador das florestas.
Aquele que é filho doque só usa uma flecha
E que jamais erra.
aquele que é filhos de Erinlé,
Somos filhos daquele que mata a caça.
Caçador das florestas
Que foi o primeiro a obter riquezas,
O primeiro a tornar-se rico,
filho do caçador das florestas,
Seu arco e sua flecha
Originam-se da mais alta tradição.
Logun Edé Loko: Tem fundamentos com Exu e  Oxosse.
Logun Edé Ybain: É o mais novo, tem fundamento com Oxum.  Apanan:tem fundamento com Oyá. Todos comem com Exu e Oxossi. Seus fundamentos estão em sua mãe de criação, Oxum Onira, sem ela Logun não caminha. Toda pessoa de Logun tem que assentar Oxum Onira e de Oxum Onira tem que assentar Logun. Assenta-se também Ybualamo, Yponda e Opará. Loci-arô: este usa roupas claras e tem fundamento com ososse e osogiyan. Alguns zeladores costumam dar bode castrado para Logun Edé,outros 2 bichos de quatro pés, alegando que esse orisá come dobrado, não irei discutir se é certo ou errado, pois cada um pratica como foi ensinado pelos seus agbás ou por tradições de asé,também alguns afirman que existem mais caminhos para esse orisá, eu até tenho ensinamentos de mais alguns caminhos de LogumEdé,mas prefiro falar  rapidamente apenas desses 4 caminhos conhecidos por todos......

i
                                             

1 comentários:

marllon disse...

motunba sou de logun ede e quero saber + ou menos quanto que é para fazer logun ede ja que ele é o rixa mais caro de se fazer
obrigado

Postar um comentário