segunda-feira, 18 de outubro de 2010

...FALANDO DO ORISÁ OSOOSI....











 










Filho de YEMONJA e ÒÒXÀÀLÀ é o deus da caça e vive nas florestas, onde moram os espíritos dos antepassados. Tem a virtude de dominar os espíritos da floresta.
Na África era a principal divindade de ILOBU, onde era conhecido pelo nome de YRINLÉ ou INLÉ, um valente caçador de elefantes. Conduziu seu povo de ILOBU a guerra e os ensinou a arte de guerrear, permanecendo até hoje nesta cidade.
Ocupa um lugar de destaque nos Candomblés em Salvador, isto porque é o patrono de todos os terreiros tradicionais.
ÒXÓÒSÌ é o único Òrixá que entra na mata da morte, joga sobre si uns pós-sagrados, avermelhados, chamados AROLÉ, que passou a ser um de seus dotes. Este pó o torna imune à morte e aos EGUNS.
Sendo ele um rei, carrega o EYRUQUERE (espanta moscas) que só era usado pelos reis africanos, pendurado no saiote.
Come com ÈXÙ e mora do lado esquerdo, onde está situado toda a sua força. Ele é um EBORÁ da esquerda. Cura-se e raspa-se pelo lado esquerdo. OLODÉ é o ÈXÙ de ÒXÓÒSÌ e come pelo lado esquerdo.


QUALIDADES




YBUALAMO


É velho e caçador. Come nas águas mais profundas. Conta um mito que YBUALAMO é o verdadeiro pai de LOGUNEDE.[mas apaternidade é contestada ,pois alguns acham que ele seja filho de OGUM] Apaixonado por ÒXÚN e vendo-a no fundo do rio, ele atirou-se nas águas mais profundas em busca do seu amor.
Sua vestimenta é azul celeste, como suas contas. Come com OMOLU AZOANI. Usa um capacete feito de palha da costa e um saiote de palha.Come bode ,carneiro ,porco, e caça,leva 2 bilalas de couro de 17 pernas.Usa ofá de ferro,chepéus de couro e roupas com estampados suaves.




INLE


É o filho querido de OXOGUIAN e YEMONJA. Veste-se de branco em homenagem a seu pai. Usa chapéu com plumas brancas e azuis claro. É tão amado que OXOGUIAN usa em suas contas um azul claro de seu filho. Come com seu pai e sua mãe (todos os bichos) e tem fundamento com ÒGÚNJÁ.Mora dentro das águas com oxum karê,leva no igbá uma pedra preta,ao lado do arco cercado de diversas flechas, com passarinhos na ponta. Come bode ,porco ,caça.acarajé e etc...leva um ofá de prata no ojá[rodilha] e usa um segundo ofá na mão e um rebento de couro[bilala] com buzius na ponta.Veste branco ou cores bem suaves e usa chapéu branco. ODÉ INLÊ se divide em caminhos: FAYEMI, ONDUM, ASUMARA, APALA, AGBANDADA, OWALA, KUSI,  IBUAMUM,OLUMEYÉ, ABADI, IBUALAMÔ e ALAPADÊ. Na A´frica eles possuem templos separados,mas mesmo com essa pluralidade de INLÊS,todos são considerados um só orixá,culto parecido com o da NOSSA SENHORA no brasil, existem várias, mas são todas uma só NOSSA SENHORA.


DANA DANA


Tem fundamento com ÈXÙ, ÒSÓNYÍN. ÒXÙMÀRÈ e OYA. É ele o Òrixá que entra na mata da morte e sai sem temer EGUN e a própria morte. Veste azul claro.Come caça,bode,carneiro,porco,e preás. Come bichos malhados.Come no tempo, fora do barracão ou do rundeme.Leva um garfo na ponta do ofá.Usa chapéu de couro, é caçador de elefante e se pinta de owage para se esconder.


AKUERERAN


Tem fundamento com ÒXÙMÀRÈ e ÒSÓNYÍN. Muitas de suas comidas são oferecidas cruas. Ele é o dono da fartura. Ele mora nas profundezas das matas. Veste-se de azul claro e tiras vermelhas. Suas contas são azul claro. Seus bichos são: pavão, papagaio e arara, tiram-se as penas e se solta o bicho.Come bode,porco e fumo de rolo.


OTYN


Guerreiro e muito parecido com seu irmão ÒGÚN, vive na companhia dele, caçando e lutando.Come no pé de APAOKÁ. Come bode, carneiro, caça e coelho. Carrega um ofá na cintura e leva uma bilala de 16 tiras de couro trançada.Leva pequenas cabaças no igbá.Usa azul claro e o vermelho, conta azul, leva capangas, roupas de couro de leopardo e bode. Tem que se dar comida a ÒGÚN.


AJENIPAPÔ:  É  ligado as iyamins e mora na jaqueira É ele que tem a verdadeira algeriza a cabeças de animais.



GORONIJÁ:ligdo a Ogum,Oyá e a Oxum.Come bode,caça e peixe de águas doces assado na brasa. Veste estampado,azul calro com barra verde nas pontas e dourado. Usa ofá dourado ou de ferro, além de pulseira de búzius.







KOIFÉ


Não se faz no Brasil e na África, pois, muitos de seus fundamentos estão extintos. Seus eleitos ficam um ano recolhidos, tomando todos os dias o banho das folhas. Veste vermelho, leva na mão uma espada e uma lança. Come com ÒSÓNYÍN e vive muito escondido dentro das matas, sozinho. Suas contas são azuis claras, usa capangas e braceletes. Usa um capacete que lhe cobre todo o rosto. Assenta-se KOIFÉ e faz-se YBO, YNLÉ ou ÒXÚN KARÉ; trinta dias após, faz-se toda a matança.


ARO ARO


Propicia a caça abundante. É invocado no PADE. É um dos mais belos tipos de ÒXÓÒSÌ. Um verdadeiro rei de KÉTU. . Come com ÒGÚN e ÒXÚN. Veste azul claro, aprecia a carne de veado e é  muito ágil.Come bode,carneiro,porco e caça,Veste muitas peles,usa chapéu de veludo azul turquesa forte com penas.Não caça, mas recebe caça dos outros.


ODE KARE


É ligado as águas e a ÒXÚN, porém os dois não se dão bem, pois, exercem as mesmas forças e funções. Come com ÒXÚN e ÒÒXÀÀLÀ. Usa azul e um BANTÉ dourado. Gosta de pentear-se, de perfume e de acarajé. Ágil caçador mora sempre perto das fontes.


ODÉ WAWA


Vem da origem dos Òrixás caçadores. Veste-se de azul e branco, usa arco e flecha e os chifres do touro selvagem. Come com ÒÒXÀÀLÀ e XÀNGÓ, pois, dizem que ele fez sua morada debaixo da gameleira. Está extinto,assenta-se ele e faz AIRÁ ou OXUM KARÊ.


O DÉ FAIYM [ODÉOFAOMIM] é rico, usa adorno de coral,não gosta muito de bode,come tatu e aves de caça,além de frutas.Veste branco com dourado ,usa pulseira de couro com buzius,carrega eruexim branco com cabo enfeitado de buzius.É  muito jovem e chega a ser confundido com logum edé.                   



ODÉ WALÉ:

É velho e usa contas azuis escuro. É considerado como r na África, pois, seu culto é ligado, diretamente, a pantera. É muito severo, austero, solteirão e não gosta das mulheres, pois, as acha chatas, falam demais, são vaidosas e fracas. Come com ÈXÙ e ÒGÚN.


ODÉ OSEEWE OU YGBO


É o senhor da floresta, ligado as folhas e a ÒSÓNYÍN, com quem vive nas matas. 
Veste azul claro e usa capacete quase tampando o seu rosto.

ODÉ IXEWÊ;Come com ossaiyn, é ligado as folhs e remédios,come bode,carneiro, porco e caça.Veste azul estampado com detalhes em couro.


ODÉ ISAMBÔ: ligado a Omulu, leva palha da costa na roupa.


SUAS ERVAS:
- João borandi, São Gonçalinho, espinho cheiroso, alecrim do campo, maminha de vaca, abre caminho, alfavaca, saião, ingá, acácia jurema, alecrim caboclo, arruda miuda, bredo de Santo Antonio caiçara, erva curraleira, aperta ruão, groselha (folhas) , pitanga, rabo de tatu, patchulim ( folhas ) e língua de vaca.


LENDA
Conta-se que um grande caçador entrou na mata com seu filho, LOGUNEDE, ensinando-lhe a arte de caçar e manejar o arco e a flecha, Após inúmeras caçadas, LOGUN sentou-se embaixo de uma árvore para descansar.


Nessa árvore pousou um pássaro e ÒXÓÒSÌ preparou sua arma e atirou. Acertou em cheio pássaro e, também, uma colméia de abelhas. Elas foram cair justamente sobre a cabeça de LOGUNEDE, que sem ter como se defender foi picado. ÒXÓÒSÌ vendo o desespero do filho correu a acudi-lo, sendo mordidas várias vezes. Conseguindo fugir, deitou seu filho em folhas frescas e, sem saber o que fazer pôs-se a chorar.


Eis que o Òrixá OMOLÚ vendo aquilo, parou e apiedou-se do estado de LOGUNEDE, pois, a criança estava morrendo. OMOLÚ tirou de sua capanga água de cana e gengibre, pilou e aplicou sobre os ferimentos, aliviando as dores. Após isto, fez o mesmo com ÒXÓÒSÌ, curando-o completamente.


ÒXÓÒSÌ então lhe disse: Senhor dos aflitos ponho o meu reino a seus pés e toda a minha caça que daqui por diante eu conseguir, comeremos juntos. OMOLÚ agradeceu e seguiu seu caminho. Então ÒXÓÒSÌ jurou que nunca mais comeria o mel, pois, o mel o faria lembrar todo o sofrimento seu e de seu filho. Por isso ÒXÓÒSÌ não leva mel e LOGUNEDE é lavado com açúcar mascavo e gengibre. Toda pessoa de LOGUN tem que assentar AZOANI. Tem que ter um pedaço de colméia para quando LOGUN chegar, depois se enrola num murim e joga-se no rio. Também é proibido aos filhos de LOGUN comerem palmito, fígado de boi e caças.


Parece que existe, para cada òrìsà que conhecemos, uma “qualidade” que é logo citada por alguém, mas, como costumo dizer aos meus amigos, para mim só existem qualidades é de sabonete, sabão em pó, margarina; mesmo assim, se formos investigar a fundo veremos que em sua maioria pertencem à mesma indústria, mudando tão somente o nome fantasia, não passando de maquiagem os seus nomes. Tomo primeiramente como exemplo Òsóòsì, onde temos algumas “qualidades” como:


Ode Inlè: É outro òrìsà ode cujo culto original se perdeu no tempo e como no caso de alguns outros òrìsà, acabou “virando qualidade a mais, de Òsóòsì”.


Ode Ofà: Não é qualidade, significa, “o arco e a flecha do caçador, sendo de Òsóòsì o seu principal apetrecho”.


Ode táfà-táfà: O caçador arqueiro, aquele que exímio atirador de flechas, é predicado que se diz de Òsóòsì.


Ode Dáná-dáná: Literalmente, o caçador acendeu o fogo; quando termina a sua caçada ele acende o fogo para cozinhá-la e preparar sua refeição.


Ode Erìnlè: É também um outro òrìsà ode, que, a exemplo de Inlè, cujo culto também caiu no obscurantismo, acabando por tornar-se “qualidade de Òsóòsì”.


Ode Akúeran: ( Ode ókúeran ); O caçador, aquele que mata animal (a caça), é o que faz todo caçador.


Ode tókúeran: O caçador é quem mata a caça, diz-se da atuação do caçador.


Ode Otókan sósó: Não é qualidade, é um oríkì que significa o caçador que só tem uma flecha . Ele não precisa de mais nenhuma.




Ode Otókan sósó: Não é qualidade, é um oríkì que significa o caçador que só tem uma flecha . Ele não precisa de mais nenhuma flecha porque jamais erra o alvo.
Título que Òsóòsì recebeu ao matar o pássaro de Ìyámi Eléye. Não fazendo parte do rol dos caçadores que possuíam várias flechas, Òsóòsì era aquele que só tinha uma flecha.
Os demais erraram o alvo tantas vezes quantas flechas possuíam, mas, Òsóòsì com apenas uma flecha foi o único que acertou o pássaro de Ìyámi, ferindo-o com um tiro certeiro no peito.
Por essa razão é que ele não recebe mel, pois o mel é um dos elementos fabricado pelas abelhas, que são tidas como animais pertencentes a Òsún, mas, também as Ìyámi Eléye.
Então, é èèwò (proibição) para Òsóòsì. Por essa razão também, é que se dá para Òsóòsì o peito inteiro das aves, como reminiscência desse ìtàn.


0 comentários:

Postar um comentário