sábado, 30 de outubro de 2010

..FALANDO DE YEMONJÁ....




Na África, o orixá que reina nos oceanos é Olokun e, segundo consta, é a mãe de Yemonjá. Ela, por sua vez, fixou seu reinado nos lagos (de água doce e salgada), enseadas, quebra-mares e na junção entre rios e mares (pororoca).
YEMANJÁ:Ye + omo + eja = mãe dos filhos peixes, ou, Yèyé omo ejá (Mãe cujos filhos são peixes).O cristal representa seu poder genitor e sua interioridade (filhos contidos em si mesma). Representa a gestação e a procriação. Em alguns mitos considera-se mulher de Òrányàn (descendente de Oduá e fundador de Oyó) de quem ela concebeu Sàngó (Ancestre dicino da dinastia dos Àlàfin de Òyó).A mãe dos orixás, esposa de Òrìnsànlá. No Brasil é a deusa do mar, da água salgada, enquanto na Nigéria, a deusa de um rio, e orixá dos Egbá, onde existe o rio Yemoja. Também a deusa do encontro das águas do rio e do mar.Alguns estudiosos dizem que a mais antiga é Iyá Sagba , que quer dizer, A Mãe que passeia sobre as ondas.
Segundo algumas fontes; Orixá dos rios e correntes, especialmente do Rio Ogun, na África seria filha de Obatalá e Oduduwá, casada com Oranyian, fundador mítico de Oyó,em outras lendas teria sido esposa de Aganjú, e com ele teve um filho Orùngan, que a violou e dela são descendentes outros quinze orixás: Dadá, Sangó, Ògún, Olokun, Olosá, Oyá, Òsun , Obá, Oko, Oke, Saponan; Òrun (sol) e Osupá (lua); Ososo e Aje Saluga (orixá da riqueza). Seus diversos nomes são relativos aos diferentes lugares profundos (ibù) do rio. Falam de 7 qualidades: ,outros falam de 16 qualidades,vou falar de algumas que eu conheço seus nomes ,porém diferem conforme o aASé.
 1) Yemoja Ogunte (esposa de Ogum Alagbedé)    Considerada a nova guerreira, dona da espada, esposa de Ogum ferreiro (Alagbedé) e mãe de Ogum Akorô e Oxóssi. O seu nome significa aquela que contém Ogum. Vive perto das praias, no encontro das águas com as pedras. Traz na cintura um facão e todas as ferramentas de Ogum. Veste branco; azul marinho, cristal, ou verde e branco.
Yemanjá Maleleo ou Maiyelewo: Esta Yemanjá vive no meio do oceano no lugar onde se encontram as sete correntes oceânicas.
Yemanjá Yinaé ou Malelé: Aquela que os filhos sempre serão Oxum e Obaluaiyê. Veste branco, verde água peixes. Também conhecida como Marabô, mora nas águas mais profundas. É a sereia, ligada à reprodução dos peixes; vem sempre a beira do mar apanhar as suas oferendas; está ligada a Oxalá e Exú.
Yemanjá Konla: O seu mito conta que ela afoga os pescadores. 
2) Yemoja Saba (fiadeira de algodão, foi esposa de Orunmilá)
3) Yemoja Sesu/Susure (voluntariosa e respeitável, mensageira de olokun) Iyá Sessun é uma Yemonjá muio voluntariosa e respeitável devido a suas ligações são com todas Ayabas velhas, bem adarubô. Tem também ligação com Omulu, visto que ela e Ya sobá foram, em seus estágios, quem criou obaluae e colocou xaoros em seus pés. Ligada à gestação. Voluntariosa e respeitável, mensageira de Olokun, o deus do mar. Vive nas águas sujas do mar e é muito esquecida e lenta. Come com Obaluaiyê e Ogum. Além do próprio assentamento, tem que se assentar e suas contas branco cristal.
4) Yemoja Tuman/Aynu/Iewa
5) Yemoja Ataramogba/Iyáku (vive na espuma da ressaca da maré)
6) Iya Masemale/Iamasse (mãe de Xangô)  Yemanjá Iya Masemale ou Iamasse: É a mãe de Xangô e DIZEM ALGUMAS LENDAS quem cuidou de Oxumarê. Esposa de Oranian e muito festejada durante as festas consagradas a seu filho Xangô. As suas contas são branco leitosas, rajadas de vermelho e azul.
7) Awoyó/Iemowo (a mais velha de todas, esposa de Oxalá) Iyemoyo, Awoyó; Yemuo; Iemowo: É uma das mais velha, possui ligação com Oxalá, o seu fundamento está no ori, representa a vida, pode curar doenças da cabeça. Veste branco e cristal.
8]Yemanjá Odo: Tem aproximação com Oxum, e vive na água doce sendo muito feminina e vaidosa.
9]Yemanjá Olossá ou Bosá: Come com Oxum e Nanã. Veste verde-clara e suas contas são branco cristal. É a Yemanjá mais velha da terra de Egbado.
10]Yemanjá Oyo: Benéfica, muito feminina, saudada na cerimónia do Padê, veste de branco, rosa e azul claro.
11]IYÁ AGRIBOLÁ : cultuada no axé Opô Afonjá, orixá de mãe BIYI, mãe Aninha. E´ da nação gunsi que imigrou para Gana. misteriosa, não gosta de barulho e nem de luz.
Bem , claro que existem conhecimentos de outras marcas[qualidaes] de yemonjá,mas creio que apenas essas já bastam´para ajudar a entender um pouco mais dessa yabá tão linda!

Seu maior símbolo..................âncora, barco, peixe, remo.
suas plantas......................................colônia, aguapé, lágrima de Nossa Senhora.
seu dia....................................sábado
sua cor....................................cristal, azul claro
seus símbolos...........................leque (abebé) com sereia, concha
seu mineral..............................prata
seus elementos.........................água
saudação..................................Odôyabá!  Odó Iyá !
Domínios:..................................mar  comidas:...................................peixe, camarão, canjica, arroz, manjar; mamão.    Arquétipo dos filhos:  Os filhos de Iemanjá são fortes, altivos, rigorosos, algumas vezes impetuosos e arrogantes, facilmente irritáveis, mudam de humor de um instante para o outro; são capazes de perdoar uma ofensa mas não de esquecê-la. São sérios, maternais e preocupados com os outros.
Maternais, amorosas, inteligentes, disponíveis, trabalhadoras, sensitivas, bonitas, corajosas, sutis, elegantes.
Manhosas, choronas, faladeiras, nervosas, revoltadas,  dissimuladas.
O tipo psicológico dos filhos de YEMANJÁ é imponente, majestosa e belo, calmo, sensual, fecundo e cheio de dignidade  e dotado de irresistível fascínio (o canto da sereia). As filhas de YEMANJÁ são boas donas de casa, educadoras pródigas e generosas, criando até os filhos de outros (Omulu). Não perdoam facilmente, quando ofendidas. São  possessivas e muito ciumentas. YEMANJÁ, por presidir a formação da individualidade, que como sabemos está na cabeça, está presente em todos os rituais, especialmente o BORI,confundida com YÁ ORI.
Têm  o sentido da hierarquia, fazem-se respeitar e são justas mas formais; põem à prova as amizades que lhes são devotadas,   Preocupam-se com os outros, são maternais  e sérias. Sem possuírem a vaidade de Oxum, gostam do luxo, das fazendas azuis e vistosas, das jóias caras. Elas têm  tendência à vida suntuosa mesmo se as possibilidades do cotidiano não lhes permitem um tal fausto. 

3 comentários:

Esperança disse...

Cara irmã planetária Suami,

Estava passeando pela net e encontrei seu espaço. Me apaixonei... São lindos os textos e as mensagens, lindo também e seu amor pelo seu trabalho que fica nítido em cada postagem que reflete simplesmente mais amor.

abraços fraterno de muita luz.

Anônimo disse...

Achei confusa e contraditória a apresentação das qualidades de Iemanjá.
Inumeros erros.

suami portinhal disse...




Caro Wollwerine, em primeiro lugar ,eu ,particularmente não achei nada confusa o que postei, e em relação as marcas[qualidades] de yemonjá para um blogg esta ótimo,pois escrevi um apanhado de marcas,incluindo até de outra nação,e de uma marca exclusiva de um asé, não sei se vc reparou esse detalhe....agora dizer que tem inúmeros erros, acho eu que é pretensão da sua parte,pois não concordar,desconhecer, vê com outro prisma, diferenças de asés, tudo é louvável,mas afirmar que há inúmeros erros, acho pretensão sim da sua parte,pois no culto não sou iniciante, tenhos meus anos de iniciada, sou de asé grande, tenho casa aberta e um bom números de filhos de santo, então creio que dizer que há inumeros erros foi algo muito deselegante e pretensioso da sua parte,pois ao escrever o blog eu simplesmente passo o que acho passável, sem expor os fundamentos ou meu asé. Confusa e contraditória as apresentações das marcas[qualidades]? olhe bem e voce perceberá que não esta tão confusa assim, basta ter boa vontade, discernimento e saber que voce não é dono do saber absoluto, para dizer que há inúmeros erros!..pois todo saber é relativo,conforme sua visão,aprendizado e até de asé e nação...então o conhecimento dessa limitação nos ensina que não existe verdade absoluta, a não ser que todos morreremos um dia !fique na paz.

Postar um comentário